Chafariz da Praça de Giraldo / Chafariz da Praça do Geraldo

IPA.00003855
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
 
Arquitectura infraestrutural, renascentista. Chafariz constituído por fuste de elevação, taça e arca, obedecendo aos critérios estéticos de um vasto universo, que em Évora, integrando a rede de distribuição de água do aqueduto joanino da Prata tem outra bela expressão no chafariz da Porta de Moura (v. PT040705210039). Muito sóbrio, condiz com a fachada em estilo chão da Igreja de Santo Antão a ele fronteira. Desenhada pelo Arquitecto Afonso Álvares, é a mais monumental de todas estruturas de abastecimento de água à cidade, edificadas a jusante do Aqueduto da Água da Prata. A Praça de Geraldo, que ostenta hoje o seu «facies» predominantemente henriquino marcado pela fachada da Igreja de Santo Antão e pelo chafariz, é bem o paradigma dos custos dos investimentos pessoais, quando se trata de marcar radicalmente o espaço com a própria identidade, podemos falar com toda a propriedade de uma Évora Henriquina, para identificar a verdadeira revolução urbana e arquitectónica com que o Infante quis marcar a cidade.
Número IPA Antigo: PT040705050027
 
Registo visualizado 1246 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Construção de planta circular simples e centralizada, com volumes articulados e massas disposta verticalmente, constituída por embasamento, fuste, taça, arca e remate pinacular. Com uma única fachada com cinco registos. Um embasamento discreto e cilíndrico suporta um fuste torneado, do qual nascem, a cerca de 1 e 2 metros de altura, respectivamente, a taça e a arca em forma de píxide de calotes muito abatidas profundamente molduradas por aneletes e quartos de cana, carregada sobre fuste piriforme. A água verte sobre uma taça em forma de calote esférica, que ergue o fuste acima do nível dos seus bordos, ligando-se-lhe por singelo anelete. Oito carantões em bronze rematam os orifícios das bicas, que vertem sobre uma taça cilíndrica sem ornatos. A rematar a arca, sobre pequeno fuste octogonal, a coroa real de Dom Sebastião, em bronze. Envolvendo-o anelarmente, a inscrição fundadora: SEBAS/ TIANO LVSIT REGI/ PIO FE / LICIS/ VICTO/ RIA//

Acessos

Praça de Geraldo, Praça de Giraldo

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910 / ZEP, DG, 2.ª série, n.º 101 de 02 maio 1950

Enquadramento

Urbano, em cota estável da meia encosta da colina de Évora, isolado e harmonizado com o envolvimento. No topo noroeste, em frente da fachada da Igreja de Santo Antão (PT040705050057).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecto Afonso Álvares

Cronologia

1537 - terminado o Aqueduto da Prata (v. PT040705210026); na Praça do Geraldo foi levantado um chafariz, em local indeterminado, encostado ao arco de triunfo romano que se erguia em plena praça; 1570 - o Cardeal Infante Dom Henrique interpela o Concelho de Évora sugerindo-lhe que mandasse apear o arco de triunfo romano que se erguia em frente da recém construída Igreja de Santo Antão, obra em que o então Arcebispo de Évora colocara um empenho especial, pois tratava-se de albergar uma das mais prestigiadas colegiadas da cidade; determinou ainda que as colunadas de mármore da relíquia arquitectónica recolhessem «ao meu Colégio do Espírito Santo»; 1571 - construção do novo chafariz; 2007, Abril - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Mármore branco de Estremoz, alguns blocos na protecção circundante em lioz, carrancas e coroa em bronze

Bibliografia

PROENÇA, Raul, Évora - A Praça de Geraldo in Guia de Portugal, Lisboa, 1927; ESPANCA, Túlio, O Aqueduto da Água da Prata, A Cidade de Évora, nº 7 e 8, Évora, 1944; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal-Distrito de Évora, Vol VII, Lisboa, 1966.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco, DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco, DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco, DGEMN/DREMS

Intervenção Realizada

1961 - Obras na Praça do Geraldo, para reordenar o assentamento do chafariz, põem a descoberto um depósito subterrâneo; DGEMN: 1968 - Obras de restauro; 1979 - Restauro das canalizações de água; CME: 2010 - obras de recuperação incluindo a renovação da iluminação decorativa e a instalação de sistemas de recirculação de água.

Observações

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login