Convento de Santo António de Estremoz

IPA.00003829
Portugal, Évora, Estremoz, União das freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André)
 
Arquitectura religiosa, quinhenrista. Convento com cerca.
Número IPA Antigo: PT040704030031
 
Registo visualizado 294 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos

Descrição

Toda a área está coberta pelas lousas que cobrem as sepulturas do cemitério. O terreno que confronta, a E. e a SE. com o muro do cemitério terá pertencido também à antiga cerca.

Acessos

Estrada para Elvas, cerca 1km de Estremoz. Saída pela porta amuralhada de Santo António.

Protecção

Incluída na Zona Especial de Protecção do Castelo de Estremoz (v.PT040704030001) e das Muralhas do Castelo de Estremoz (v. PT040704030008)

Enquadramento

Peri-urbano, em planície, a SO. de Estremoz..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Funerária: cemitério / Extração, produção e transformação: pedreira

Propriedade

Pública: municipal / Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1537 - fundação do convento, com o beneplácito régio de D. João III, sendo originalmente designado de São Francisco. Ficava no prolongamento da actual cerca; 1654 - início da construção de um segundo edifício pedido dos frades residentes dado localizar-se em terrenos baixos e doentios. O padroeiro deste segundo edifício foi o tenente-general Tristão Guedes de Queirós; 1662 - transferência dos frades residentes para o novo edifício, este, dada a sua proximidade com o anterior, fica servido pela mesma cerca; 1834 - extinção; 1910 - após esta data sofreu inúmeros actos de vandalismo, no período em que a igreja profanada teve serventia de fábrica de cortiça e de palheiro; 1861 - estando o convento e parte da cerca em posse da Câmara, o cemitério público da cidade foi aí instalado.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

FARO, Frei João de, Fragmento Académico. Notícias geraes e particulares da Provincia da Piedade. Da regular observancia de Nº P.S. Francº, s. ed., s.l., 1721; MONFORTE, Frei Manuel de, Chronica da Provincia da Piedade, 2ª edição, ed. Officina de Miguel Manescal da Costa, s.l., 1751, pp. 313 - 316; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Évora (Zona Norte), vol. I, ed. Academia nacional de Belas Artes, Lisboa, 1975, pp. 92 - 97; XAVIER, António Mateus, Das Cercas dos Conventos Capuchos (da Província da Piedade), contributo para a definição de uma política de recuperação, relatório de Trabalho de Fim de Curso na Licenciatura em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, 1998, policopiado; CRESPO, Marques, Estremoz e o seu Termo Regional, 2ª edição (fac-símile), ed. Centro Social Paroquial Santo André, s. l., s.d., p. 78.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IANTT: Arquivo Histórico do Ministério das Finanças - Autos de Inventário dos Bens Pertencentes aos Extintos Conventos da Ordem de São Francisco da Província da Piedade, 1834, cx. 2215.

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO; *1 - corresponde à área aproximada da cerca original. Na planta da zona de protecção do castelo e das muralhas de Estremoz, a Cerca do Convento de Santo António surge dividida em duas partes sendo de supor que ambas pertencessem à cerca do convento.

Autor e Data

António Xavier 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login