Igreja do Espírito Santo / Igreja do Hospital do Espírito Santo

IPA.00003826
Portugal, Évora, Arraiolos, Vimieiro
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja típica da arquitectura chã regional, com marcado cunho popular e pitoresco
Número IPA Antigo: PT040702060010
 
Registo visualizado 472 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial  Albergaria / Hospedaria    

Descrição

Edifício de planta rectangular, centralizada, composto pela articulação horizontal de nave de planta rectangular e ábside de planta quadrada. Cobertura homogénea em telhado de duas águas. A fachada principal é composta pela articulação vertical de três registos: no primeiro rasga-se o pórtico, esquadriado, com arquitrave horizontal de profunda moldura; no segundo luneta circular emoldurada de alvenaria; no terceiro frontão de enrolamentos sobre discreta arquitrave moldurada; os cunhais são reforçados por salientes contrafortes apilastrados, diagonais. As restantes fachadas estão embebidas no casario adjacente. Pelo interior a distribuição do espaço coincide com o exterior, com coberturas diferenciadas para a nave e ábside, de abóbada de berço.

Acessos

Largo do Dr. Teófilo Salvado (antigo Largo da Praça)

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Urbano, em planície, flanqueado pelos lados N. e S. e adossado aos edifícios adjacentes do antigo Hospital do Espírito Santo com os quais faz faceira contínua, harmonizado com o meio envolvente

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Assistencial: albergaria

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1560, c. de (atr. ESPANCA, 1975) - fundaçao e estrutura geral do corpo da nave; Séc. 18 - composição do frontao da frontaria, talhas e elementos secundários no interior; 1712 - o Padre Carvalho da Costa refere a existência da Igreja, com "Hospital para doentes e passageiros"; 1990, Agosto - Despacho de classificação como Valor Concelhio.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria, cantaria de granito

Bibliografia

COSTA, P. António Carvalho da, Corografia Portugueza..., 2.ª ed., tomo II, Braga, 1868 [1.ª ed. de 1712]; ESPANCA, Túlio, Distrito de Évora, Concelho de Arraiolos, in Inventário Artístico de Portugal, VIII, SNBA, 1975.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

O Hospital ou Albergaria do Santo Espírito existia já em 1320, nomeado em provisao régia da chancelaria de D. Dinis. Foi incorporado nos bens da Misericórdia depois de 1574. (cf. ESPANCA, 1975, p. 46).

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login