Castro de Alvarelhos / Povoado fortificado de São Marçal

IPA.00003811
Portugal, Porto, Trofa, União das freguesias de Alvarelhos e Guidões
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Bronze Final com fortificação da Época do Ferro e intensa ocupação romana, que expandiu área de povoamento. Integra área de ocupação medieval. Implanta-se junto da importante via romana Porto-Braga. A importância desta estação arqueológica está bem patente nos materiais que ao longo do tempo aqui têm sido recolhidos, destacando-se os tesouros monetários - um dos quais composto por cerca de cinco mil denários e nove ponderais em prata - um umbo de escudo e elementos de uma sítula em bronze.
Número IPA Antigo: PT011318010003
 
Registo visualizado 512 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Bronze  Povoado fortificado  

Descrição

Povoação fortificada de estrutura complexa, ainda muito mal conhecida, ocupando uma vasta área (entre setecentos e oitocentos mil metros quadrados) alongada no sentido SO / NE, desde a elevação designada Monte Grande até ao Monte de S. Marçal, incluindo as plataformas intermédias. A vegetação, muito densa, dificulta também a percepção global das estruturas defensivas do povoado supondo-se que existam pelo menos três linhas de muralhas, com possibilidade de existência de mais duas (TORRES 1979: 21 - 22). Por todo o lado se identificam taludes e alinhamentos de construções enterradas, de planta circular ou quadrangular. As intervenções arqueológicas recentes, realizadas nas referidas plataformas intermédias proporcionaram a descoberta de um conjunto hipoteticamente identificado com um edifício termal, um nível de ocupação com estruturas de planta circular e um outro, sobreposto, com estruturas do tipo domus.

Acessos

Alvarelhos, EN. 318, ao Km. 7 desvio por caminho florestal de acesso a Sobre-Sá

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136, de 23 junho 1910 / ZEP, Portaria n.º 105/93, DR, 1.ª série-B, n.º 24 de 29 janeiro 1993

Enquadramento

Rural. Num contraforte da serrra de Sta. Eufémia, sobranceiro ao Vale da Ribeira da Aldeia, afluente do Ave. A área da estação arqueológica encontra-se densamente arborizada com eucalipto e pinheiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Idade do Bronze / Época romana

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Pré-nistórica - Ocupação do local, tendo cerâmica manual tipologicamente enquadrável no Bronze Final; Proto-história - fortificação provável do local; Época romana - ocupação intensa e alargamento da área ocupada; Época medieval - segundo C. A. Ferreira de Almeida (ALMEIDA, 1978: 29), o local foi fortificado, sendo como tal já referido em documentos datados de 990.

Dados Técnicos

Materiais

Pavimentos e construções em granito.

Bibliografia

FORTES, José, A estação archeologica de Alvarelhos, Archeologia Portuguesa, 1, Porto, 1899; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Castelologia Medieval de Entre-Douro-E-Minho, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1978, p. 29; CENTENO, Rui Manuel Sobral, Circulação Monetária no Noroeste de hispânia até 192, Porto, 1978, p. 34 - 41; TORRES, Joaquim, Tesouro monetário do castro de Alvarelhos. estudo numismático - seriação cronológica e histórica, Boletim Cultural, 1 (2 - 3), C. M. de Santo Tirso, 1979; MOREIRA, Álvaro Brito, Elementos para a Carta Arqueológica de Santo Tirso. A estação arqueológica de Alvarelhos, Santo Tirso Arqueológico, 2, Santo Tirso, 1992, p. 34 - 47; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74025 [consultado em 21 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1984 - intervenção arqueológica de emergência; 1986 - intervenção arqueológica nas plataformas intermédias entre o Monte Grande e o Monte de S. Marçal, detectando-se estruturas pertencentes provavelmente a um edifício termal; 1992 / 1994 - intervenções arqueológicas enquadradas num projecto da responsabilidade de Álvaro de Brito Moreira e Lino Augusto Tavares Dias.

Observações

Ignora-se qual a extensão exacta da área ocupada durante a Idade do Ferro pois o desenvolvimento do povoado durante a época romana terá alterado a sua fisionomia. Estão também por reconhecer os vestígios da ocupação do local em época medieval, documentalmente referenciada.

Autor e Data

Isabel Sereno / Ricardo Teixeira 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login