Casa de São Cosmado / Casa de Pedro Álvares Cabral

IPA.00003797
Portugal, Viseu, Mangualde, União das freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta
 
Casa unifamiliar quinhentista e seiscentista, com elementos de arquitectura popular. Edifício muito adulterado, de dois pisos, sendo o superior para habitação e o térreo para abrigo de animais. Alpendre sustentado por colunata lisa, com capitel e alçados com cunhais apilastrados. Segundo a tradição, Pedro Álvares Cabral terá habitado no local, enquanto alcaide-mor de Mangualde, antiga Azurara da Beira, Envolvência da construção por muro de razoável altura, formando quintã, onde se inserem arrumações de alfaias agrícolas.
Número IPA Antigo: PT021806100010
 
Registo visualizado 430 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular horizontalista simples e irregular, com coincidência entre o exterior e o interior e coberta com telhado de duas águas. A fachada principal, voltada a S., é delimitada por dois grossos cunhais, tendo o piso térreo reentrante, com grande abertura quadrangular à esquerda e rematado com estreita cornija. Ao centro, uma escada ascende a um alpendre no segundo piso, apoiado em duas colunas toscanasm formando entase, para o qual abre uma porta. Lateralmente, dois corpos incaracterísticos, fenestrados, ladeiam o referido alpendre, delimitados por pilastras e com vestígios da cornija do remate. No piso térreo, porta de acesso a divisões para arrumos. No alçado O., vislumbra-se um dos cunhais, encontrando-se adossado a construção incaracterística. Remate em empena. Possui duas fenestrações, uma delas emoldurada com friso e cornija. Alçado tardoz adossado a construção. Alçado E. possui uma porta rectangular, com lintel de cantaria simples e, em nível superior, duas fenestrações rectangulares com moldura simples. INTERIOR descaracterizado.

Acessos

EN 116, ao Km 111,7 para São Cosmado; a 100 m, na Rua de Pedro Álvares Cabral, n.º 10

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Urbano, em terreno levemente inclinado para SE., com casas de habitação adossadas a NE. e circundado por arruamentos, com pátio murado a NO.. A casa, é antecedida por um alto muro granítico, semi-arruinado que envolve um pátio angular irregular, formando quintã. No lado S., portal ladeado por pilastras, sobre o qual se apoia o entablamento, sendo o muro rasgado por janela rectangular. No lado O., o muro forma uma rampa, sendo rasgado por vão de acesso, com porta incaracterística.

Descrição Complementar

Estrela de cinco pontas no alçado E., com elementos epigrafados.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - provável construção do imóvel, que, segundo a tradição local, terá pertencido à família de Pedro Álvares Cabral, que foi capitão-mor de Azurara da Beira *1; séc. 17 - alterações no edifício, nomeadamente o portal de entrada; séc. 19 - habitava a quinta o entalhador e organeiro António José dos Santos; 1978, 15 Maio - em sessão camarária desta data, foi deliberada a proposta de classificação de vários imóveis de Mangualde, entre os quais, a Casa de São Cosmado; 16 Maio - envio de ofício ao Director Geral do Património Cultural, pedindo a classificação como Imóvel de Interesse Público; 1999 - aprovado por despacho superior do Ministério da Cultura, o projecto de reconstrução da casa.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Pilastras, lintel, cunhais, molduras, colunas e mísula de cantaria granítica; muro, embasamento, paredes SE. e NO. de alvenaria de granito regular e irregular; fachada SO. rebocada; cobertura de telha.

Bibliografia

SILVA, Valentim, Concelho de Mangualde, Antigo Concelho de Azurara da Beira, Porto, 1945; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. III, Viseu, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMM

Intervenção Realizada

Séc. 20 - inúmeros acrescentos e remodelações recentes.

Observações

*1 - não há quaisquer provas de que a casa tenha realmente pertencido à família do descobridor do Brasil.

Autor e Data

Lina Marques 1995 / João Carvalho 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login