Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00003770
Portugal, Portalegre, Monforte, Monforte
 
Arquitectura religiosa, seiscentista. Igreja de nave única, com capela-mor mais estreita, com cobertura de abóbada de berço, em caixotões pintados. Silhares de azulejo padrão seiscentista revestem o interior do edifício. Retábulos principal e colaterais de pedra, seguindo a mesma tipologia, joanina, de tribuna central, ladeada por colunas de fuste liso e remate em frontão interrompido. O templo reflecte, exteriormente, a arquitectura mudéjar do Alto Alentejo da centúria de quinhentos, com ameias e coruchéus nos remates e contrafortes laterais. As zonas da igreja encontram-se diferenciadas através de degraus, que tornam a capela-mor a zona mais alta e definem a área intermédia do presbitério.
Número IPA Antigo: PT041211020003
 
Registo visualizado 587 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planimetria longitudinal de nave única, volumes articulados da capela-mor, mais estreita, dependências anexas na fachada lateral esquerda e campanário; massas dispostas na vertical. Fachada principal de pano único, com embasamento pintado, rasgada ao centro por portal com acesso por escadaria de três degraus, de arco de volta perfeita arquitravado e rematado por tímpano tudo em cantaria. Sobre ele, óculo de moldura saliente em alvenaria. Remate em empena coroada por cruz apoiada em base de aletas; nos extremos do muro contrafortes sobre bases duplas sendo a superior com escócia moldurada e remate em bola, sobre pináculo cúbico. Fachadas laterais de dois panos definidos por contrafortes iguais aos atrás descritos, mas determinando os centrais em pináculo cónico-piramidal. Na fachada lateral direita abre-se no primeiro pano, descentrado, porta de verga recta moldurada; na esquerda, encontram-se adossados entre os dois panos um corpo rectangular com cobertura em telhado de uma água na qual se embebe o topo do contraforte central; segue-se um corpo mais alto que contorna toda do muro e vai comunicar com capela-mor mais alta, com telhado de 2 águas, em cuja face posterior se abre uma janela de grades quadrangular. A cornija é rematada em todas as quatro faces da igreja e em três da capela-mor por ameias chanfradas. INTERIOR revestido de silhares de azulejo tapete, de dois motivos distintos, com molduras, e cobertura em abóbada de berço, dividida em caixotões. Púlpito de mármore no lado do Evangelho, de planta quadrada, assente em bacia de mármore e com guarda do mesmo material, em balaústres. Presbitério elevado relativamente à nave. Arco triunfal ladeado e encimado por registos de azulejo polícromo, representando a Virgem Maria. Os retábulos colaterais, de mármore branco e cinza, estão dispostos em ângulo e seguem uma tipologia semelhante ao retábulo principal. O acesso a este, efectua-se por porta moldurada. Capela-mor desnivelada, coberta por abóbada de caixotões e altar-mor de mármore branco e negro, com planta côncava e um único eixo, constituído pela tribuna de volta perfeita, onde surge a imagem do orago, enquadrada por colunas de fustes lisos e capitéis coríntios, sobre plintos encurvados. A estrutura é encimada por frontão interrompido. Os altares são em forma de urna, decorados com moldura fitomórfica. No lado do Evangelho, situa-se a porta de acesso à sacristia. Nos caixotões estão representadas cenas da vida da Virgem, uma orquestra celestial, os Apóstolos e Evangelistas, os Doutores da Igreja e o Nascimento Místico de São João Baptista, entre outras cenas.

Acessos

Situada no Rossio de Monforte, a 600 m. da Vila. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,055473, long.: -7,440912

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983

Enquadramento

Rural. A a c. de 0,5 km. da vila, no rossio de Monforte, no cimo de pequena elevação, envolvida por vegetação escassa onde predomina a Oliveira. Pequeno adro de terra batida.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - construção do imóvel, desconhecendo-se a data da fundação; séc. 18 - execução dos altares colaterais.

Dados Técnicos

Materiais

Estruturas: alvenaria no paramento dos muros e contrafortes, cantaria na moldura de portais; revestimentos de cal no exterior e azulejo no interior.

Bibliografia

ALMEIDA, António José Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; BAPTISTA, José Maria, Chorographia Moderna do Reino de Portugal, vol. V, Lisboa, 1876; BARBOSA, Inácio de Vilhena, As Cidades e Vilas da Monarquia Portuguesa que têem brasão d'armas, vol. 3, Lisboa, 1860; CARDOSO, Padre Luís, Dicionário Geográfico de Portugal, Lisboa, 1759; KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de portalegre, vol. I, Lisboa, 1940.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1973 - reconstrução das coberturas incluindo construção de betão armado em cintas de travação; reconstrução de telhados e de ameias e pináculos.

Observações

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login