Casa na Rua Nova, n.º 24 / Casa do Morgado

IPA.00003769
Portugal, Portalegre, Castelo de Vide, Santa Maria da Devesa
 
Casa abastada maneirista e barroca.
Número IPA Antigo: PT041205020013
 
Registo visualizado 308 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, irregular, que se interpenetra com os edifícios vizinhos. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal, acompanhando o declive do terreno. Cobertura em telhado de duas águas. Fachada anterior virada a O., caiada, com soco amarelado, cornijas e cunhais em massa, exibindo três registos, correspondentes a três pisos, com molduras de cantaria de granito: no 1º, as pequenas janelas horizontais e gradeadas da cavalariça, com moldura simples, e o portal da entrada, de verga recta, com moldura levemente trabalhada e terminaçãoo em frontão curvo de volutas, decorado com palmas e uma concha; no 2º, quatro janelas de sacada com gradeamento a ferro forjado e uma janela simples; no 3º, após a primeira cornija e primeiro beiral, cinco janelas, a que se sobrepõe a segunda cornija e último beiral. A fachada posterior apresenta pátio no rés-do-chão e terraço no segundo andar. INTERIOR: rés-do-chão composto pelo compartimento da entrada, empedrado, com tulha para lenha, escadaria guarnecida com voluta e arco em cantaria de granito, dando acesso, para E., ao 1º andar e a pátio e cave bicompartimentada, para adega e armazém do azeite; para S., a cavalariça, também bicompartimentada. No 1º andar, 14 compartimentos, com salão nobre, sala de jantar (com grande vão moldurado e decorado com motivos vegetalistas em cantaria de granito), cozinhas (a principal com pavimento de lajes, uma mesa da mesma pedra e chaminé de cantaria de granito decorada com voluta), copa, capela (com abóbada pintada, altar com pintura central da Nossa Senhora da Ascensão, sacrário, castiçais e molduras em talha dourada) e quartos entre outros compartimentos de menor importância. No 2º andar, 8 compartimentos, 5 dos quais são quartos, 2 arrumos, uma tulha e um terraço.

Acessos

Rua Nova, n.º 24. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,416643, long.: -7,455583

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 *1 / Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. PT041214020015)

Enquadramento

Urbano, adossado, em rua bastante inclinada que desemboca na Fonte da Vila, sendo por isso muito frequentada por turistas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - período provável da construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes, pisos de estrutura de madeira com pavimentos diversos e cobertura de telhado assente em estrutura de madeira e tijoleira.

Materiais

Molduras artísticas dos vãos: granito amarelado de grão fino; paredes: alvenaria de pedra e cal, rebocada e caiada; pavimentos de lajes, soalho e tijoleira sobre estrutura de madeira; tectos de madeira ou de estuque; cobertura de telhas sobre estrutura de madeira e tijoleira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS; CMCastelo de Vide

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Casa na Rua Nova, 20-22 (propriedade do Dr. José António Raposo Semedo).

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992 / Domingos Bucho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login