Casa dos Távoras

IPA.00003763
Portugal, Viseu, Vouzela, União das freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues
 
Arquitectura residencial, maneirista. Casa quinhentista de linhas simples, de portas em arco pleno e janelas rectangulares sem elementos decorativos.
Número IPA Antigo: PT021824120007
 
Registo visualizado 693 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta longitudinal, rectangular de massa simples, verticalista, coberta por telhado a 4 águas. Fachada principal voltada a E., de 3 pisos. No 1º piso porta em arco de volta perfeita antecedida de estreito patamar a compensar o desnível do terreno, à direita escada transversal de lanço único, com corrimão de pedra, iniciado por pilar de remate piramidal; no 2º piso porta de acesso ao andar nobre em arco de volta inteira, encimada por pedra de armas relevada, de campo vazio, à esquerda 1 janela de guilhotina, rectangular, de moldura chanfrada; no 3º piso 2 janelas idênticas à anterior. Remate em beiral. Fachadas S. e N. adossadas a edifícios de habitação. Fachada O. sem acesso, com vãos rectangulares nos 3 pisos. Interior: espaço diferenciado, reconstruído e adaptado para funcionar como duas casas de habitação distintas, mantendo da edificação original conversadeiras a ladear as janelas.

Acessos

Rua de São Frei Gil (ou Rua da Ponte)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Fachada sobranceira a rua empedrada inclinada para S.. Adossadas a S. e N. casas de habitação de 3 pisos, dos sécs. 16 a 18.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1611 - D. Filipe III concedeu a Luís Álvares de Távora (cuja linhagem ascendia a Ramiro II, rei de Leão, bisavô de Rosendo Hermiges, povoador e senhor da beetria de Távora, cujo sucessor, Pedro Ramires de Távora foi o fundador do mosteiro de São Pedro das Águias), o título de 1º Conde de São João da Pesqueira; 1665 - O título de 1º Marquês de Távora foi concedido a outro Luis Alvares de Távora, 17º senhor de Távora, pelo Regente D. Pedro; 1759 - Após o atentado contra D. José I, de que os marqueses de Távora foram acusados e sentenciados, o uso do apelido Távora foi proibido, confiscados os seus bens e mandadas picar todas as pedras de armas da família; 1781 - D. Maria I, por iniciativa do Marquês de Alorna, mandou reabrir o processo dos Távoras, considerou-os inocentes e restituiu aos parentes o uso do apelido, armas e honras, embora o património familiar permanecesse disperso por outras casas nobres; 1984, 28 Maio - despacho de abertura do processo de classificação; 2006, 12 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Pedra granítica de talhe regular, madeira, telha.

Bibliografia

AAVV, Dicionário Enciclopédico da História de Portugal, vol. 2, Lisboa,1985.

Documentação Gráfica

CMV

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1959 - obras de reconstrução.

Observações

Autor e Data

Lina Marques 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login