Capela de São Sebastião

IPA.00003747
Portugal, Viseu, Castro Daire, Castro Daire
 
Capela maneirista e barroca, de nave única e altar-mor de talha do estilo nacional. Fenestrações com pintura mural de motivos vegetalistas. Os caixotões do tecto assemelham-se à decoração da talha de parte do altar-mor. Porta de acesso à sacristia dissimulada.
Número IPA Antigo: PT021803040008
 
Registo visualizado 258 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples e regular. Igreja de nave única e altar-mor com sacristia posterior. Disposição horizontalista das massas. Cobertura homogénea de telhado de duas águas. Fachada principal orientada a N. / NO.: Portal simples com arquitrave e ladeado por duas pequenas fenestrações quadrangulares; pilastras estabelecendo a ligação de todos os alçados, cornija, pináculos nos ângulos de todas as empenas e, na cumeeira, fronteiras entre si, cruzes assentes em pedestais. Alçado N. / NE.: Porta de acesso à nave e fenestração rectangular iluminante da sacristia; cornija. Alçado S. / SE.: Porta centralizada e cornija. Alçado S. / SO.: Fenestração rectangular e cornija. INTERIOR com a porta principal ladeada por duas fenestrações quadradas de reduzidas dimensões; lado do Evangelho porta e lado da Epístola fenestração rectangular policromada junto ao altar-mor. Este é em talha dourada, com 4 colunas, prolongando-se em arcos concêntricos, permitindo, a partir do seu interior, o acesso à sacristia, por porta do lado do Evangelho, dissimulada, fazendo parte integrante da talha. Tecto de 40 caixotões de talha dourada, actualmente apeada.

Acessos

Rua Dr. Pio de Figueiredo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 44 075, DG, 1.ª série, n.º 281 de 05 dezembro 1961

Enquadramento

Urbano, em meia encosta, isolado, separado por adro e via pública na fachada principal, em zona de interesse paisagístico, em plataforma artificial. Em frente situa-se a Capela de Nossa Senhora da Lapa (v. PT021803040019 ).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - é possível que já existisse uma capela primitiva; 1634 - Padre Sebastião Vieira, jesuíta, mártir no Japão, insituíu capela com missa quotidiana; 1669 - referenciada no testamento de Clara da Cruz, moradora em Castro Daire, que deixa bens para nela se dizer missa e o que sobrasse para obras; 1708 - toma posse como administrador da capela dos seus bens e rendimentos, o pároco de Castro Daire; 1713 - capela mandada reconstruir por João de Moura Andrade; 1860 - a capela foi mudada para o actual sítio. Primitivamente encontrava-se nos actuais Paços do Concelho.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, rebocos e madeira.

Bibliografia

CARVALHO, Abílio Pereira, O Vínculo de Sebastião Vieira (Castro Daire), Castro Daire, 1986; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, Lamego, 1992; CORREIA, Alberto, ALVES, Alexandre, VAZ, João Inês, Castro Daire, Castro Daire, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1806 - restauro do telhado e caiação exterior e interior das paredes; 1816 - restauro do telhado e caiação das paredes; desmontagem do altar-mor e dos caixotões do tecto; execução do telhado; reboco das paredes; DGEMN: 1979 - levantamento do telhado e do tecto entalhado; execução de viga cumeeira e cofragem em betão armado e do beirado; CMCD: 1995 - reconstrução do telhado e rebocos das paredes; IPPAR: 1995 - restauro da talha do altar-mor e do tecto.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login