Casa de São José / Casa das Mestras / Casa do Dr. Tomáz Ribeiro de Melo

IPA.00003736
Portugal, Viseu, Tondela, Parada de Gonta
 
Casa nobre de tendência horizontalista dos volumes; construção adossada a torre com molduração das fenestrações em silhares graníticos alternados entre si com tamanhos diferentes. construções de estrutura em fasquiado no alçado posterior. Arquitectura manuelina. Fenestrações de arcos amainelados. Capela sem comunicação com o exterior.
Número IPA Antigo: PT021821160017
 
Registo visualizado 120 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta longitudinal, composta e irregular. Disposição horizontalista das massas, à excepção da torre. Volumes de 1, 2 e 3 pisos. Coberturas diferenciadas de telhados de 1, 2 e 4 águas. Fachada principal orientada a SE., composta por corpos diferenciados. Torre, corpo da residência principal com pequeno jardim gradeado, capela, muro com portão de acesso a zona ajardinada interior e corpo manuelino arruinado, sem cobertura. A torre, de 3 pisos, possui porta centralizada de acesso, ladeada por 2 janelas gradeadas. Delimitados por frisos, como elementos divisores dos panos, 2 janelas de guilhotina, em cada um dos pisos superiores. Coroamento de ameias. O corpo seguinte, em plano mais recuado, compõe-se de porta e fenestrações incaracterísticas. O da capela, com acesso pelo interior, com porta e fenestrações rectangulares em planos diferentes, cornija e como remate das 2 águas do telhado, 2 cruzes. O portão de acesso ao interior da habitação é sobrepujado por varandim de ferro. O corpo manuelino, é composto por porta de arco em asa de cesto e, em nível superior, três janelas manuelinas maineladas. Alçado SO.: Torre cega a nível térreo e uma janela de guilhotina nos dois pisos superiores. Muro que dá acesso e delimita a propriedade. Alçado NE.: construções incaracterísticas e zona ajardinada delimitadas por muro. Alçado posterior do corpo manuelino, composto por fenestrações incaracterísticas. Alçado NO.: Corpo lateral do edifício manuelino com janela de arco trilobado e parte do muro. INTERIOR: Não é possível o acesso.

Acessos

EN 2, Km 186,3 para Parada de Gonta. EN 337 a 1,7 Km no Largo Visconde de Britiande

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, em superfície plana, destacado, harmonizado, isolado e separado por via pública em curva pronunciada, zona ajardinada e muro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção da casa pela família Seixas da Gama; 1810, 08 setembro - António de Pinho e Seixas da Gama é nomeado como capitão-mor de Sabugosa, cargo que detinha, até esta data, o seu tio, António de Pinho e Seixas da Gama; 1876, 18 março - Tomás Ribeiro de Melo e o seu irmão Henrique fazem partilhas amigáveis dos bens deixados por seus pais; 1896 - dois terços da Capela de São José são vendidos por Fernando de Almeida do Lourenço Castelbranco e a sua mulher D. Maria Rosa de Pinho da Gama Bandeira a Tomás Ribeiro; séc. 20 - construção da fachada posterior e incorporação de janelas manuelinas provenientes da demolição de uma casa em Viseu, na Rua Direita.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, rebocos, fasquiados, madeiras.

Bibliografia

BORGES, Inês da Conceição do Carmo - O Solar de Santana - Museu Municipal de Tondela e a Arquitetura Senhorial da Região. Coimbra: Palimage, 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Junta de Freguesia: 1998 - cintagem superior em betão no corpo das janelas manuelinas.

Observações

A Junta de Freguesia, por doação prometida, pretende instalar no edifício manuelino um museu local.

Autor e Data

João Carvalho 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login