Igreja Paroquial de Fonte Arcada / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00003702
Portugal, Viseu, Sernancelhe, União das freguesias de Fonte Arcada e Escurquela
 
Igreja paroquial de construção românica de que mantém a estrutura e alguns vestígios exteriores, como várias mísulas, o portal axial com moldura biselada e decorada com friso de pequenas esferas, ladeado por cruzes insculpidas nos muros, que surgem também nas laterais e na posterior, onde forma um Calvário, com acesso por escadas frontais, formando pequeno pódio. É de planta em cruz latina composta por nave, transepto pouco saliente, de duas naves, numa estrutura pouco comum, divididas por duas possantes colunas e a nave não tem a mesma largura, sendo mais larga junto ao portal axial, adaptando-se aos afloramentos rochosos e ao terreno que rodeia o imóvel, tendo capelas adossadas, uma delas marcada exteriormente por pequena sineira e outra por remate em frontão triangular, sendo a mais alta de todas, com acessos interiores por arcos de volta perfeita, dois deles envolvidos por decoração arquitectónica maneirista e com pedra de armas; a terceira capela apresenta vestígios de policromia no arco de acesso, o que também acontece com a pia baptismal, com bacia gomeada; capela-mor com sacristia. Fachada principal em empena truncada por dupla sineira, rasgada por pórtico de volta perfeita com a moldura constituída pelas aduelas do arco, apresentando afinidades com o de Lourosa. Fachadas com remates em cornija, rasgada a direita por porta travessa e janelas em capialço, já de feição maneirista. Interior com coro-alto de madeira, sob o qual surge pia baptismal no lado do Evangelho, aparecendo, do mesmo lado, o púlpito. Coberturas de madeira, em masseira na nave e em falsa abóbada de berço em caixotões na capela-mor. São visíveis as marcações dos arcos que constituiriam arcossólios e destaca-se a existência de dois retábulos de talha maneirista, que mantém a decoração pictórica e um deles o dossel e a ilharga com revestimento de azulejo hispano-mourisco. Retábulo-mor de talha dourada do estilo nacional com três eixos definidos por colunas torsas decoradas com pâmpanos que se prolongam em arquivoltas e destaca-se pela perfeição do talhe, ostentando o intradorso dos nichos com baixos-relevos fingindo drapeados.
Número IPA Antigo: PT011818080009
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta em cruz latina, composta por nave, mais larga junto ao portal axial, capela-mor ligeiramente mais alta, transepto levemente saliente de duas naves, capelas laterais e sacristia adossadas ao lado esquerdo, de volumes articulados com disposição horizontalista das massas e coberturas diferenciadas em telhados a uma, duas, três e quatro águas. Fachadas em cantaria aparente, percorridas por embasamento saliente e remates em cornija, surgindo sobre os cunhais da capela-mor pináculos piramidais; várias cruzes surgem insculpidas nos muros. Fachada principal virada a S. com portal de arco a pleno centro assente em impostas salientes, com arestas biseladas, adornadas por pequenas esferas e moldura formada pelas aduelas do arco. Remate em empena truncada por dupla sineira em arco de volta perfeita com remate em empena e cornija com cruz no vértice. No muro são visíveis mísulas trilobadas, que apoiariam qualquer estrutura e, no topo direito, gárgula de canhão. Fachada O. marcada pelos corpos escalonados das capelas adossadas, onde se rasgam frestas em capialço nas faces S.. A segunda capela é encimada por frontão triangular com cruz no vértice e, a terceira ostenta, nos remates, gárgulas, pináculos e uma pequena sineira em arco de volta perfeita com impostas salientes e remate em cornija, cruz e pináculos nos ângulos; nestas, rasgam-se fresta igualmente em capialço e pequeno óculo circular. Fachada E. rasgada por portal em arco apontado com vestígios de pinturas murais no tímpano; o corpo saliente do transepto possui janelão rectangular em capialço moldurado e, na capela-mor, mais elevada, janelão idêntico ao anterior. Fachada posterior com o volume cego da capela-mor, com remate em empena com cruz no vértice, e. lateralmente, desenvolve-se o corpo da sacristia, com janelão rectangular e pináculo. INTERIOR em cantaria aparente, com pavimento em lajeado de granito e, na nave, cobertura de madeira em masseira, com tirantes metálicos e asnas à vista. Os portais encontram-se ladeados por pias de água-benta concheados. Coro-alto de madeira, assente em duas mísulas de pedra, com guarda balaustrada, tendo acesso por escadas no lado da Epístola, junto às quais surge a marcação de um vão de volta perfeita, e deste acede-se, por pequenas escadas às sineiras. No sub-coro, um guarda-vento de madeira e, no lado do Evangelho, sobre pequeno degrau, a pia baptismal assente em coluna lisa e com bacia gomeada, com vestígios de policromia. Segue-se a primeira capela adossada, com acesso por arco de volta perfeita assente em dois colunelos e formando duas arquivoltas, onde se vê vestígios de pintura e uma inscrição "HE DE ANTONIO GOUVÊA COUTINHO / FEITA EM 1502"; no interior, com cobertura de madeira, é visível um retábulo de talha policromada, dedicado ao Calvário. O púlpito quadrangular assenta em modilhão de granito, com guarda plena de madeira pintada com cartela recortada central, sendo o acesso feito por escadas que partem do braço O. do transepto, o qual possui duas naves, marcadas por duas enormes colunas toscanas. o braço do Evangelho rasga-se para duas capelas adossadas, a primeira com acesso por vão de volta perfeita, enquadrado por estrutura arquitectónica composta por altos plintos, colunas compósitas, entablamento, frontão triangular, em cujo tímpano se inscreve pedra de armas, e pináculos laterais; no interior, com cobertura de madeira a duas águas, pintada com motivos geométricos sobre fundo verde, assente sobre mísulas de cantaria almofadados, um retábulo de madeira policromada dedicado a Nossa Senhora de Lourdes. A outra capela, Capela das Chagas, abre em arco de volta perfeita, com moldura de cantaria e remate em tabela ladeada por colunelos, onde se inscreve uma pedra de armas e remate em cornija, que se prolonga até a uns colunelos que ladeiam a estrutura e se apoiam em mísulas ao nível do arranque do arco, cujo intradorso apresenta decoração geométrica, fitomórfica e antropomórfica; na parede fundeira, um arcossólio de volta perfeita, flanqueado por colunelos que rematam em pináculos e com pedra de armas; no lado da Epístola, retábulo de talha pintada, dedicado à Virgem, ladeado por nicho para as alfaias; no intradorso do arco, pia de água-benta hemisférica. Arco triunfal em arco de volta perfeita acede à capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira com 35 caixotões pintados com motivos marianos, tendo, no central, a figura da Virgem. Sobre supedâneo de dois degraus, o retábulo-mor de talha dourada, a ocupar toda a parede testeira, de planta recta e três eixos definidos por colunas torsas decoradas com pâmpanos e anjinhos, que se prolongam em duas arquivoltas unidas no sentido do raio, formando o ático; no centro, a tribuna de planta semicircular com cobertura em semicúpula com decoração fitomórfica, integrando a imagem do orago; nos eixos laterais, dois nichos com imaginária, com o interior representando drapeados em relevo; no banco, duas portas de acesso à tribuna. Sobre o altar paralelepipédico, o sacrário com porta decorada com cruz enlaçada por vides e rodeada por acantos enrolados, encimado pelo Crucificado. Sacristia em alvenaria aparente com as juntas preenchidas a cimento, com tecto de madeira e lavabo com espaldar concheado, encimado por cornija, cruz e pináculos, tudo pintado com marmoreados fingidos.

Acessos

Ramal da EN 226 para a povoação de Fonte Arcada, no Largo do Rossio

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 40 361, DG, 1.ª série, nº 228 de 20 outubro 1955 / ZEP, Portaria n.º 250/2011, DR, 2.ª série, n.º 17 de 25 janeiro 2011 *1

Enquadramento

Rural, situa-se a NE. do Largo do Rossio em local destacado, assenta em afloramentos rochosos, encontrando-se acima da cota da via pública, acedendo-se-lhe por escadas de granito laterais; junto ao imóvel, várias sepulturas escavadas na rocha e um cruzeiro simples em cruz latina. No lado direito, surge pequeno adro formado por um terreiro nivelado com escadas de acesso e onde se vêem dois pilares que constituiriam o suporte de um primitivo alpendre, onde subsistem dois bancos de pedra. Na fachada posterior, surgem insculpidas três cruzes formando um Calvário, a que se acede por escadas, formando um pódio, que possivelmente seria protegida por alpendre, como se deduz da existência de orifícios no muro da capela-mor.

Descrição Complementar

Retábulo do Calvário de planta recta e três eixos definidos por quatro colunelos finos, assentes em plintos altos e com capitéis coríntios; neste, integram-se três tábuas pintadas, representando o Calvário na central, o "Encontro de Santa Ana e São Joaquim", no lado esquerdo, e "Cena Eucarística" no lado direito; o remate da estrutura é feito por entablamento e dossel de madeira; na predela, dois santos pintados e, no centro, um sacrário; altar paralelepipédico com frontal de talha com motivos fitomórficos e, nas ilhargas, azulejo hispano-mourisco de aresta, também com decoração vegetalista. Retábulo de Nossa Senhora de Lourdes de planta recta e um eixo, composto por painel central pintado com duas árvores que enquadram a mísula com a imagem do orago, por seu turno flanqueada por duas colunas coríntias com o terço inferior marcado e decorado com anjos e laçarias, surgindo, nos intercolúnios cartela dourada; as colunas são encimadas por entablamento decorado com drapeados e, no centro, remate em frontão triangular com elemento dourado; altar paralelepipédico, com frontal decorado por acantos enrolados. Retábulo da terceira capela, semelhante ao da primeira, diferindo apenas no tipo de colunas que dividem os eixos, estes coríntios e com o terço inferior marcado e decorado; possui três painéis pintados, representando a Virgem com o Menino, ao centro, ladeado por dois santos, São Pedro e São Francisco.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 12 / 16 / 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Jorge Mendes (1554).

Cronologia

Séc. 12 - provável fundação por Sancha Vermiz, que, em 1193 deu foral à povoação; 1297 - trocaram-na os monges de Salzedas pela de São Pedro de Tarouca, autorizando D. Dinis esta troca a seu filho Fernão Sanches; pertenceu depois aos Condes de Marialva e à Universidade com todas as suas rendas e propriedades; séc. 16 - fundação das capelas laterais; 1502 - fundação de uma capela lateral por António Gouveia Coutinho; 1554 - Jorge Mendes foi encarregado de pintar o retábulo da igreja, pelo reitor da Universidade de Coimbra - talvez um São Martinho, existente no Museu Grão Vasco e precedente da igreja; séc. 17 - obras na capela-mor com execução de novas janelas; feitura do retábulo-mor e caixotões da cobertura; séc. 19 - execução do retábulo de uma das capelas laterais; 1953, 19 Setembro - proposta de classificação do imóvel; 2008, 19 setembro - proposta da DRCNorte de fixação da Zona Especial de Proteção conjunta do Paço da Loba, Igreja Matriz de Fonte Arcada e Pelourinho); 2009, 07 janeiro - parecer favorável à propsota da DRCNorte pelo Conselho Consultivo do IGESPAR; 2010, 14 outubro - Despacho de homologação da fixação da Zona Especial de Proteção pelo Secretário de Estado da Cultura; 2011, 08 fevereiro - declaração de retificação ao Decreto de fixação da Zona Especial de Proteção, Declaração de rectificação n.º 322/2011, DR, 2.ª Série, n.º 27.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito aparente na estrutura, cornija, molduras, cruzes, pináculos, pavimento, pias de água-benta e baptismal, base do púlpito, colunas do transepto, molduras das capelas, lavabo da sacristia, banco do retábulo-mor e imaginária; madeira nas portas, cabeção dos sinos, guarda-vento, coro-alto e respectivo acesso, guarda do púlpito, retábulos policromados ou dourados, coberturas da nave, capela-mor e capelas laterais, arcaz e imaginária; azulejo hispano-mourisco numa capela lateral; telha de aba e canudo nas coberturas; bronze nos sinos; vidro simples nas janelas; cimento nas juntas.

Bibliografia

LEAL, Augusto Barbosa Soares Azevedo de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1878; MOREIRA, Vasco, Terras da Beira - Cernancelhe e o seu Alfoz, Porto, 1929; CORREIA, Alberto, Sernancelhe - Roteiro Turístico, Viseu, 1992; VALE, A. de Lucena, Revista da Beira Alta, vol. XXI, 1962; Guia de Portugal [dir. PROENÇA, Raul], 2ª. ed., Vol. III, Beira - II Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa; COSTA, M. Gonçalves da, História do bispado e cidade de Lamego, 6 vols., Lamego, 1977-1992; CORREIA, Alberto, Sernancelhe. Roteiro turístico, Sernancelhe, 1992; Foz Côa Inventário e Memóra, [coord. de SOALHEIRO, João], Porto, 2000; SERRÃO, Vítor, A Arte da Pintura na Diocese de Lamego (séculos XVI-XVIII), in O Compassao da Terra - a arte enquanto caminho para Deus, vol. I, Lamego, Diocese de Lamego, 2006.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1978 - apeamento e reconstrução das paredes de silhares de granito e substituição do enchimento; levantamento, apeamento e remoção da cobertura da nave; consolidação da cobertura da sacristia e capela-mor; construção de nova cobertura da nave com laje mista de betão e tijolo e colocação de telha regional dupla; 1980 - colocação de betão armado em vigas, cumes e prumos; feitura do beiral idêntico ao já existente; levantamento de estrados de madeira; levantamento do coro e escada de madeira; remoção dos altares laterais; demolição de parede de taipa; levantamento do pavimento e guias em granito e de alguns degraus; limpeza dos silhares de cantaria e remoção da cal existente; execução de coberturas de madeira; reasentamento do pavimento, das guias e dos degraus; 1982 - obras de conservação com levantamento do pavimento e colocação de lajes em falta, reassentamento de degraus e consolidação da estrutura da cobertura da capela-mor; colocação de cantaria no local de onde removeram os retábulos; feitura de caixilharia; execução de plataforma para acesso ao campanário e feitura de um alçapão e escadas de acesso; execução do pavimento do coro-alto, guarda de madeira e escadas de acesso; eliminação as argamassas salientes das juntas da capela lateral e sacristia e refechamento das mesmas; execução de coberturas planas nas capelas laterais e em saia e camisa na sacristia; colocação de vidros nas janelas; execução de um altar.

Observações

*1 - Zona Especial de Proteção conjunta do Paço da Loba (v. PT011818080081), Igreja Matriz de Fonte Arcada (v. PT011818080009) e o Pelourinho (v. PT011818080001).

Autor e Data

João Carvalho 1996 / Marisa Costa 2001

Actualização

 
 
 
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