Capela de Nossa Senhora dos Carvalhais

IPA.00003701
Portugal, Viseu, Carregal do Sal, Oliveira do Conde
 
Capela barroca, semelhante à Capela de São Bráz e com afinidades com a Igreja Matriz de Papísios, ambas em Carregal do Sal.
Número IPA Antigo: PT021802040010
 
Registo visualizado 326 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor com as mesmas dimensões, e torre sineira, de volumes articulados com disposição horizontalista das massas. Coberturas diferenciadas a duas águas. Fachada principal voltada a O. rasgada por portal em arco abatido, encimado por óculo quadrilobado. Empena recortada formando laçaria, encimada por tímpano curvo e cruz. Torre sineira em plano mais recuado, com fenestração rectangular, pináculos e cobertura abobadada, coroada com bico e cruz. Alçado N. de janela rectangular gradeada no corpo da nave; na torre sineira porta de acesso; na capela-mor porta de acesso em plano inferior e janelão recatangular. Alçado E. cego com cruz no remate das 2 águas da cobertura. Alçado S. com 4 janelões gradeados. Interior de nave única e coro-alto. Tecto em madeira de perfil curvo. No lado do Evangelho a base de um púlpito, sem guarda, e confessionário. 2 altares de talha, postos em ângulo, ladeiam o arco triunfal de arco a pleno centro, com estrutura de consolidação em forma de bandeira. Capela-mor com altar de talha, contendo sacrário, trono e altares colaterais. Tecto e cimalha pintados com fingidos o que também sucede no rodapé. Porta de acesso à sacristia. A iluminação é feita pelas aberturas existentes nas fachadas.

Acessos

EN 234, Km 78, para EN 337, para Cabanas; 500 m depois à esquerda para Carvalhais; a 800 m, nas imediações junto ao Campo da Feira

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301, de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Rural, a meia encosta, em zona de interesse paisagístico, destacado e isolado. Um adro desenvolve-se na fachada principal. Fonte granítica, com carranca, nicho e encimada por cruz, encontra-se junto à capela.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1694, 05 novembro - compromisso da Confraria; séc. 18 - provável construção do atual templo; 739 - D. João V autoriza que o rendimento da feira dos Carvalhais se destine à manutenção do culto; 1974 - assalto ao imóvel; imagem do orago transita para a igreja paroquial; 1996, 31 maio - Despacho de homologação da classificação como Valor Concelhio pelo Ministro da Cultura.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Granito, alvenaria e cantaria, revestimento de reboco, madeira

Bibliografia

MARQUES, Hermínio da Cunha, Carregal do Sal no Coração da Beira, Carregal do Sal, 1995; CD Portugal Séc. XXI - Distrito de Viseu, CD 1, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Aponta a tradição ter sido construída nos primórdios do Séc. 11.

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login