Torre de Aborim

IPA.00000370
Portugal, Braga, Barcelos, União das freguesias de Quintiães e Aguiar
 
Paço com torre, anexo e capela de provável fundação medieval, embora muito restaurado no séc. 17 em que lhe acrescentaram elementos de feição barroca. A torre porém, construida com uma alvenaria irregular de granito, não parece ser de fábrica medieval. A obra de meados do séc. 17, reformou o paço medieval utilizando um vocabulário arcaizante, rude e ingénuo que procurou continuar o tipo de casa tradicional.
Número IPA Antigo: PT010302620018
 
Registo visualizado 839 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo torre

Descrição

Torre de cantaria com edifício anexo de 2 pisos, capela e tanque no terreiro. A torre é baixa, com 2 andares. Encostada à fachada O da torre, sobe uma escadaria que dá acesso a um terraço, lajeado, que a cinge pelo lado N e dá comunicação para o edifício anexo. Ao cimo da escadaria está uma porta de arco abatido com o brasão dos senhores de Aborim Barbosa. O corrimão e parapeito da escadaria são rematados por voluta em S. Todo o conjunto é coroado de ameias piramidais, executado em traves e blocos de granito, e iluminado por janelas de verga recta, amaineladas. A torre tem 3 portas em arco, 2 entaipadas. Da capela só restam as paredes exteriores, com pilastras rematadas por pináculos e empena triangular. Do lado E, no muro que fecha o terreiro, abre-se um tanque em que a água cai pelas narinas de um cavalo gravado em pedra.

Acessos

EN 204 ( Barcelos - Ponte de Lima ), EM para Quintiães, lug. do Moinho Vedro, Quinta do Paço; Fl. 55

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1ª Série, nº 210, de 12 setembro 1978

Enquadramento

Rural. Esconde-se atrás de um alto muro para cujo terreiro se entra por portão em arco. Toda a zona envolvente está em total abandono.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Época medieval / Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 13 - 14 - é possivel que o paço dos Aborim com sua torre remonte à época medieval; séc. 14, meados - é solar dos Aborim em que pelo casamento de D. Chamoa Martins Aborim com Pedro Fernandes de Barbosa passou para esta última; 1478 - Álvaro de Barbosa institui o Morgadio de Aborim; 1650 - data inscrita na verga duma porta correspondendo à reforma que conferiu a feição actual do edifício; 1912 - Foi vendido a Joaquina Costa Fezas Vital em posse da qual se conservava ainda em 1948; A construção do caminho de ferro Porto - Viana do Castelo, cortou-lhe uma parte das traseiras; 1955 - Foi vendido a António Barreto Abecassis.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, cobertura de telha assente em travejamento de madeira.

Bibliografia

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. II, Distrito de Braga, p. 18; AZEVEDO, Carlos, Solares Portugueses, Lisboa, 1988, pp. 56 e 105, est. 51; FONSECA, Teotónio da, O Concelho de Barcelos Aquém e Além Cávado, Barcelos, 1987, vol. II, p. 57 - 66; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976.

Documentação Gráfica

Proprietário

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

1993 - 0 actual proprietário realizou obras de restauro na torre que incluiram a reconstrução do telhado tendo sido substituida a armação de madeira por estrutura de betão armado, o reajustamento das cantarias deslocadas da cornija e a consolidação das alvenarias com cintagem de elementos metálicos embebido.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login