Pelourinho de Currelos

IPA.00003690
Portugal, Viseu, Carregal do Sal, União das freguesias de Currelos, Papízios e Sobral
 
Arquitectura comemorativa, do séc. 20. Memória de pelourinho de bola de pinha cónica embolada, com soco quadrangular de dois degraus, onde assenta plinto paralelepipédico, fuste cilíndrico e liso, com capitel simples, encimado por pináculo cónico, com bola.
Número IPA Antigo: PT021802030002
 
Registo visualizado 206 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Memória de pelourinho    

Descrição

Estrutura em cantaria de granito, composta por soco de dois degraus quadrangulares de arestas rectílineas e sem rebordo, de alturas desiguais. Soco de secção quadrada com duas golas circulares de diferentes secções, apoiam a coluna monolítica de secção circular. Termina o fuste com uma gola em dente de serra, marcando a transição para o capitel, uma peça tronco-cilindrica sobrepujada por um anel de menor secção, decorado com motivos geométricos. Rematado em forma tronco-cónica, lisa, com anel no topo, separando-o da esfera terminal.

Acessos

EN 234 em Carregal do Sal, Km 74,4, para EM 1281, na direcção de Vila da Cal, ao km 1,8. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,422713; long.: -7,997087

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, harmonizado, isolado em superfície plana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comemorativa: memória de pelourinho

Utilização Actual

Comemorativa: memória de pelourinho

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1548 - referência à existência do pelourinho; 1708 - a povoação com 180 vizinhos, pertence ao Conde de Vila Nova de Portimão; tem juiz ordinário, vereadores, procurador, escrivão da câmara, eleito anualmente; é servida por um tabelião de Oliveira do Conde; 1758, 04 Junho - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco António Miguel Pereira, é referido que a povoação, com 200 vizinhos, é do rei; tem um juiz ordinário e câmara com um vereador, um procurador, um escrivão e almotacé; séc. 20, década de 40 - construção do novo pelourinho, sob os auspícios do Professor Doutor José Antunes Vaz Serra, supostamente à semelhança do anterior.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza…, vol. II, Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1708; MALAFAIA, E.B. de Ataíde, Pelourinhos Portugueses - tentâmen de inventário geral, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1997; MARQUES, Hermínio da Cunha, Carregal do Sal - No Coração da Beira, Carregal do Sal, 1995; SOUSA, Júlio Rocha e, Pelourinhos do Distrito de Viseu, Viseu, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; DGARQ//TT: Memórias Paroquiais (vol. 12, n.º 485, fl. 3371-3378)

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Madeira Portugal 1991 / João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login