Aeroporto de Porto Santo / Aeródromo de Manobra n.º 3

IPA.00036387
Portugal, Ilha de Porto Santo (Madeira), Porto Santo, Porto Santo
 
Aeroporto construído entre 1959 e 1960, com projeto do engenheiro Correia Mendes, disponibilizado à NATO desde logo, ampliado e melhorado em 1968 e, novamente, em 1982. Devido à sua posição estratégica, o aeroporto de Porto Santo foi disponibilizado à NATO desde o início da sua construção, em 1959, para o desenvolvimento de operações de patrulhamento marítimo na região sul da área ibero-atlântica ("Iberlant"). A pista implanta-se com orientação de norte - sul, atualmente com cerca de 3 km de comprimento e orientação de 18-36, tendo sido prolongada em 1968 e, novamente, em 1982, no âmbito da NATO, quando se procedeu à construção, a noroeste, de 10 placas de dispersão circulares, para estacionamento de aeronaves. As infraestruturas são partilhadas entre o aeroporto civil e o aeródromo militar. O edifício de passageiros é de construção recente.
 
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Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Transportes  Aeroporto    

Descrição

Acessos

Porto Santo, Dragoal; ER 111. WGS84 (graus decimais) lat.: 33,071086, long.: - 16,349549

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Implanta-se sensivelmente a meio da ilha, com pista orientada no sentido norte - sul, tendo os edifícios de apoio dispostos a nascente e em frente dos quais existem placas ajardinadas, e parque de estacionamento.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: aeroporto

Utilização Actual

Transportes: aeroporto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: Correia Mendes (1959-1960).

Cronologia

1959, 28 setembro - início da construção da pista do aeródromo de Porto Santo, com projeto do engenheiro Correia Mendes; devido à sua posição estratégica, ainda neste ano, a pista foi disponibilizada à NATO para o desenvolvimento de operações aéreas de patrulhamento marítimo por parte do então "Allied Command Atlantic", na região sul da área ibero-atlântica ("Iberlant"); 1960, 20 julho - realização do primeiro voo experimental, de ligação entre Lisboa e Porto Santo; 1960, 28 agosto - viagem inaugural oficial realizada pelo Ministro das Obras Públicas, o engenheiro Eduardo de Arantes e Oliveira, pelo Ministro das Comunicações, Carlos Gomes da Silva Ribeiro e pelo Diretor-geral da Aeronáutica Civil, o engenheiro Vítor Veres, no avião Douglas DC-4 Skymaster da TAP, pilotado pelo comandante Amado da Cunha, a partir de Lisboa; 1965 - fotografia documenta a torre de controlo, com planta retangular (SIPA FOTO.00507212); 1968 - início de importantes obras de ampliação e melhoramento, contemplando o prolongamento, reparação e recarga da pista, iluminação da mesma, aumento da capacidade de fornecimento de energia elétrica, armazenamento de munições, construção do edifício do comando e administração, construção da área de combustíveis e correspondentes oleodutos; procede-se ainda à instalação de emissores e recetores para apoio às comunicações com aeronaves; 1974 - conclusão das obras de ampliação e melhoramento; 1982 - de acordo com os planos da NATO, a pista é ampliada e são construídas, na zona norte, 10 placas de dispersão para estacionamento de aeronaves, constituindo-se assim a chamada área militar do Porto Santo; 1994 - perante a conjuntura internacional e das alterações entretanto verificadas ao nível da NATO, a sustentação e manutenção dos recursos humanos e logísticos existentes no aeródromo passam a ser da inteira responsabilidade da Força Aérea Portuguesa; 2009, 25 novembro - a unidade instalada no aeródromo passa a constituir o Aeródromo de Manobra n.º 3; 2021 - referência à utilização do Aeroporto de Porto Santo por aviões da NATO na imprensa regional.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

«Aeródromo de Manobra N.º 3» (https://www.emfa.pt/unidade-60-aerodromo-de-manobra-n-3), [consultado em 17-11-2022]; «Aeroporto de Porto Santo» (https://cultura.madeira.gov.pt/olhares-sobre-o-passado/1168-aeroporto-de-porto-santo.html), [consultado em 17 novembro 2022]; «MPT quer nato fora do aeroporto do Porto Santo para criar "HUB" Transatlântico» (https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/148433/MPT_quer_NATO_fora_do_aeroporto_do_Porto_Santo_para_criar_hub_transatlantico), [consultado em 17 novembro 2022].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN: DRMLisboa; Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

João Almeida (Contribuidor externo) e Paula Noé 17-11-2022 (Projeto European Cold War Heritage)

Actualização

 
 
 
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