Aeródromo de Manobra n.º 1 de Maceda

IPA.00036381
Portugal, Aveiro, Ovar, Maceda
 
Base militar aérea com aeródromo construído na 2.ª metade do séc. 20, durante a Guerra Fria, com a finalidade de proporcionar facilidades de estacionamento e apoio a aviões de patrulhamento marítimo da NATO, em caso de guerra. As obras de construção do aeródromo tiveram início em 1957, mas foram concluídas apenas em 1966, integrando atualmente um polo do Museu do Ar, visitável pelo público. A pista desenvolve-se sensivelmente no sentido norte - sul, com uma pista secundária paralela, disposta a nascente, possuindo a nordeste e a sudeste prolongamento com ramificações de placas de dispersão, para estacionamento de aeronaves. No recinto do aeródromo, do lado nascente, integra uma série de edifícios, de diferente planimetria, e a torre de controlo.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar      

Descrição

Acessos

Maceda, Rua da Base Aérea, 3885-078 Maceda. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,916569; long.: -8,643150

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se a cerca de 30 Km a sul da cidade do Porto e a cerca de 1 km do litoral, enquadrado a poente por área florestal de eucalipto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: base militar aérea

Utilização Actual

Militar: base militar aérea / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Ministério da Defesa Nacional

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1957 - início da construção do aeródromo na freguesia de Maceda em plena Guerra Fria como base aérea da NATO; 1963, 22 novembro - Portaria n.º 20183 define que o Aeródromo de Manobra n.º 1 de Maceda dependia da 1ª Região Aérea "para o enquadramento do pessoal da Força Aérea necessário à guarda das instalações e sua manutenção em estado de utilização", tendo como missão apoiar aviões de patrulhamento marítimo e luta antisubmarina nas áreas "Southern Cinceastlant and Cinciberlant"; 1964, 13 maio - Portaria n.º 20584 atualiza a finalidade do Aeródromo de Manobra n.º 1 para "enquadramento eventual de unidades aéreas operacionais", tendo sido utilizado por forças aéreas da NATO: Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos; 1965, 02 abril - a responsabilidade da manutenção e operação do Aeródromo de Manobra n.º 1 é integrada no dispositivo da Força Aérea; 1966 - conclusão das obras de construção do aeródromo; 1975, novembro - convergiram para o Aeródromo de Manobra n.º 1 os meios aéreos adequados que possibilitaram o desfecho conhecido do 25 de novembro de 1975; 1986, 22 janeiro - é sediado no Aeródromo de Manobra n.º 1 o então criado Centro de Instrução Cinotécnico do Corpo de Polícia Aérea (CICCPA), que tinha a missão de formar equipas cinotécnicas e manter, em permanência, uma equipa de demonstração apta a divulgar o trabalho com cães militares; posteriormente, com a extinção do Corpo de Polícia Aérea, o CICCPA passou a ter a designação de Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea; 2004, 06 outubro - implementação de um Centro de Divulgação da Defesa Nacional no Aeródromo de Manobra n.º 1; 2005, 06 abril - inauguração do Polo Museu do Ar no aeródromo, por ocasião das comemorações do Dia da Unidade.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

«Aeródromo de Manobra N.º 1» (https://www.emfa.pt/unidade-22-aerodromo-de-manobra-n-1), [consultado em 06-04-2023].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Arquivo da Defesa Nacional

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

João Almeida (Contribuinte externo) e Paula Noé 06-04-2023 (Projeto European Cold War Heritage)

Actualização

 
 
 
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