Lugar do Aeroporto de Santa Maria

IPA.00036371
Portugal, Ilha de Santa Maria (Açores), Vila do Porto, Vila do Porto
 
Aglomerado urbano construído no séc. 20, para instalação dos americanos que trabalhavam no aeroporto da ilha, utilizado como base aérea logística dos Estados Unidos, em duas fases construtivas: uma primeira, a partir de 1944, e uma segunda no final da década de 40 / início da década de 50, com projeto do arquiteto Francisco Keil do Amaral. O aglomerado desenvolve-se sensivelmente no sentido norte - noroeste, com estrutura linear, definido por ruas largas e curvilíneas, composto por zonas residenciais, com edifícios de habitação, de diferentes características e tipologias construtivas, edifícios de apoio logístico, culturais, religiosos e desportivos, integrados em largos quarteirões, com os edifícios afastados entre si e com espaços arborizados. As zonas residenciais são formadas por onze bairros, denominados de Bairro dos Anjos, Bairro da Bela Vista, Bairro de São Pedro, Bairro de Santo Espírito, Bairro da Polícia de Segurança Pública, Bairro de Santa Bárbara, Bairro de São Lourenço, Bairro de Almagreira, Bairro do Operário, Bairro dos Americanos e Bairro Infante D. Henrique, com um total de duzentos e dezasseis edifícios de habitação, contemplando casas unifamiliares, isoladas ou geminadas, e pré-fabricadas de estrutura metálica tipo hangar. Entre os edifícios de apoio, todos pré-fabricados e construídos pelos americanos, destaca-se o cinema, com uma sala de 501 lugares, e a capela, inicialmente de madeira e concebida como espaço ecuménico, a qual foi reconstruída e consagrada apenas ao culto católico no final do séc. 20. Existem ainda oficinas gerais, supermercado ou cantina, padaria, e secção de transportes. As habitações destinadas aos dirigentes do aeroporto implantam-se mais individualizadas a norte. No projeto de ampliação do aglomerado, Keil do Amaral procurou aproveitar as construções já existentes.
 
Registo visualizado 47 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoação  Povoação contemporânea    

Descrição

Acessos

Lugar do Aeroporto; Avenida da Terceira; EN1-2A. WGS84 (graus decimais) lat.: 36,969053, long.: -25,154405

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Resolução do Conselho do Governo Regional dos Açores n.º 93/2017, JORAA, 1.ª série, n.º 81, de 10 agosto 2017

Enquadramento

Peri-urbano, isolado. Implanta-se na zona poente da ilha, desenvolvendo-se a partir do Aeroporto de Santa Maria (v. IPA.00036370), a nascente e sudeste do mesmo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Francisco Keil do Amaral (1949-1950).

Cronologia

1944 - início da construção do aeródromo na ilha de Santa Maria, que funcionaria como base militar norte-americana para proteção dos seus comboios navais no Oceano Atlântico; 28 novembro - assinatura de acordo com o governo dos Estados Unidos, concedendo facilidades de utilização no aeroporto de Santa Maria semelhantes às da Base das Lajes, de modo a poder ser usado por aviões em deslocação na Guerra do Pacífico e por aeronaves que não conseguissem aterrar na ilha Terceira devido ao mau tempo; a instalação dos americanos na ilha, leva à construção de um aglomerado habitacional com diverso equipamento de apoio para os mesmos; neste mesmo ano, o Comando das Forças Armadas dos Estados Unidos da América procede à construção da Capela de Nossa Senhora do Ar, em madeira, com características ecuménicas (v. IPA.00035096); 1945, 26 julho - inauguração oficial do aeródromo de Santa Maria; 1946 - inauguração do cinema Atlântida Cine; 05 julho - na sequência do término da Segunda Guerra Mundial, o aeroporto passa a ter utilização civil; tendo em vista obras de melhoramento do aeroporto e do Bairro do Aeroporto, bem como da sua ampliação, encarrega-se o arquiteto Francisco Keil do Amaral de elaborar projeto; 1950 - data do projeto da habitação do diretor do aeroporto e esquema geral de urbanização, da autoria de Francisco Keil do Amaral, o qual deve ter intervindo igualmente na fiada de habitações contíguas; 1985, 12 junho - incêndio provoca grandes danos no templo do Bairro do Aeroporto; 2000, 02 janeiro - sagração da igreja pelo bispo da Diocese, D. António de Sousa Braga, após a sua reconstrução; 2007 - encerramento do cinema do Lugar do Aeroporto, devido ao seu mau estado; 2022, junho - inauguração do Cinema Atlântida Cine, após a conclusão das obras de recuperação.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

BRUNO, Jorge A. Paulus (coordenação) - Inventário do Património Imóvel dos Açores. Vila do Porto. Santa Maria. S.l.: Direção Regional da Cultura; IAC - Instituto Açoriano de Cultura; Câmara Municipal de Vila do Porto, 2005; OLIVEIRA, João Eduardo Franco de (coord.) - Aeroporto de Santa Maria: 1946-1996. S.l.: Aeroportos e Navegação Aérea, ANA, E.P., s.d.; «Aeroporto de Santa Maria (Açores)» (https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Santa_Maria_(A%C3%A7ores)), [consultado em 11 novembro 2022]; «Cinema do Aeroporto de Santa Maria nos Açores vai ser inaugurado no domingo» (https://www.acorianooriental.pt/noticia/cinema-do-aeroporto-de-santa-maria-nos-acores-vai-ser-inaugurado-no-domingo-340087), [consultado em 11 novembro 2022].

Documentação Gráfica

Arquivo Municipal de Lisboa: Fundo Francisco Keil do Amaral

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 14-11-2022 (Projeto European Cold War Heritage)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login