Aeroporto de Santa Maria

IPA.00036370
Portugal, Ilha de Santa Maria (Açores), Vila do Porto, Vila do Porto
 
Aeroporto construído entre 1944 e 1945, com financiamento do governo americano, tendo em vista a sua utilização para fins militares, passando a aeroporto civil após a guerra, em 1946, tendo sido ampliado no início do séc. 21. A intenção de se construir um campo de aviação em Santa Maria remonta a 1941, quando uma comissão formada por portugueses se desloca à ilha e elege como local de implantação o planalto a sudoeste do Pico de Maria Dias. No entanto, a sua construção só iria efetivar-se em 1944, após negociações com os Estados Unidos. Assim, o aeródromo de Santa Maria foi construído para servir de base aérea logística dos Estados Unidos, como complemento à Base Aérea das Lajes, no âmbito do esforço militar norte-americano para por fim à guerra no Pacífico, tendo desempenhado um papel importante no desenvolvimento da ilha. Quando passou a aeroporto civil, em 1946, recebeu obras de melhoramento das pistas, área de estacionamento e instalações do terminal, recebendo outras ao longo da segunda metade da centúria. Por exemplo, em 1968, ao abrigo do Acordo Luso-Francês, pelo qual são concedidas facilidades de utilização do aeroporto para escala e estacionamento de aviões franceses, são construídos dois edifícios, para apoio na área das comunicações e transportes aéreos, com total financiamento por aquele país. Destacam-se no entanto as obras de ampliação de início do séc. 21, tendo em vista a modernização e a resposta às necessidades dos serviços instalados, resultando num longo edifício construído a norte do núcleo mais antigo e a nascente das pistas e da plataforma de estacionamento e manobra. É composto por três pistas, com planta sensivelmente em "A", ampliadas relativamente ao projeto inicial, uma delas constituindo uma das mais extensas do arquipélago, com 3048 m de comprimento, pavimentada a betão, e as outras duas, com 1830 m e 1324 m, a asfalto, atualmente desativadas. A primitiva aerogare, projetada pelo arquiteto Keil do Amaral, em 1949, também foi sendo remodelada, pouco subsistindo dessa fase, ainda que atualmente se note a existência de um núcleo mais antigo. Possui planta irregular, formada por vários corpos, de coberturas diferenciadas, em telhados de quatro águas, integrando torre de controlo. Os edifícios têm fachadas de um piso e são rasgadas por vãos retangulares jacentes interligados, possivelmente de feitura posterior. A própria torre de controlo terá sido modificada, pois não corresponde à documentada em fotografia de 1965. A que subsiste, construída em madeira, tem planta quadrangular, e termina em balcão avançado, com guarda plena, e corpo envidraçado facetado, permitindo uma visão de 360º. O núcleo moderno do edifício de passageiros procurar seguir as características gerais do mais antigo, apresentando igualmente fachadas de um piso, na fachada principal com cobertura prolongada, criando alpendre, apoiado em estrutura de ferro. É rasgada por janelas jacentes, num plano superior, ou de peitoril, em ritmo contínuo. A sul, foi construída uma nova torre de controlo, mais alta, e outro edifício, bastante amplo. .
 
Registo visualizado 51 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Transportes  Aeroporto    

Descrição

Acessos

Vila do Porto, Lugar do Aeroporto; Avenida da Terceira; EN1-2A. WGS84 (graus decimais) lat.: 36,973382, long.: -25,165317

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano, isolado. Implanta-se na zona poente da ilha, relativamente próximo de Vila de Porto. Junto às fachadas possui algumas placas arrelvadas e ajardinadas e a nascente e a nordeste existem parques de estacionamento. Para nascente e sudeste, desenvolve-se o bairro do Lugar do Aeroporto (v. IPA.00036371), inicialmente construído para instalação dos americanos que trabalhavam na base militar em que o aeroporto se transformou, composto por zona habitacional e diverso equipamento de apoio, social e cultural.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: aeroporto

Utilização Actual

Transportes: aeroporto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 20 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Francisco Keil do Amaral (1949). ENGENHEIRO MILITAR: Correia de Sousa (1944).

Cronologia

1941, julho - deslocação de uma comissão, formada pelo coronel engenheiro Hermínio José de Sousa Serrano, pelo coronel do C.E.M. Frederico Lopes da Silva e pelo major da Aeronáutica, Fernando Tártaro, à ilha de Santa Maria para elaboração de estudo de localização de um campo de aviação; é escolhido o planalto a sudoeste do Pico de Maria Dias para implantação do aeroporto; 1944, cerca - visita de técnicos da Pan American Airways Inc., que concordam com o local escolhido para localização do aeroporto, tendo em vista a sua utilização para fins militares, como complemento à Base Aérea das Lajes (v. IPA.00025668), na ilha Terceira, para proteção dos comboios marítimos de transporte de material bélico entre os EUA e o porto soviético de Murmansk; 1944 - apreciação do anteprojeto por António de Oliveira Salazar, no qual era feita a comparação entre um aeroporto inter-insular e um aeroporto transoceânico, orçados em USD 1.685.000 e USD 5.126.000, respetivamente; 24 julho - correspondência da Pan American definindo em USD 3.130.000 os trabalhos a contratar com o Governo português, constituídos pela construção de três pistas, duas com 2.000 x 50 metros e uma com 1.400 x 50 metros, com uma área total de 270.000 m2; torre de comando e edifício da estação; plataforma de estacionamento de aeronaves com 150 x 50 m; redes de abastecimento de águas e esgotos; construção da estrada de acesso ao aeródromo; melhoramentos da estrada, curvas e pontes; construção de dois molhes no porto e alargamento da área do cais e prolongamento da rampa; enquanto se procedia à elaboração do projeto final, o Departamento de Defesa Nacional realiza os primeiros trabalhos, nomeadamente a construção de uma pista de serviço, sob a responsabilidade do Tenente de Engenharia Correia de Sousa, para as aeronaves de transporte de pessoal técnico e equipamento, provenientes da Base Aérea das Lajes; a pista de aterragem, construída com cerca de 40 trabalhadores, foi concluída em menos de uma semana; 07 agosto - data da primeira aterragem na pista, feita num Douglas C-47 Skytrain (Dakota C-47) da USAF; posteriormente, os trabalhadores americanos prolongam a pista de serviço com mais 200 m; 15 novembro - conclusão da nova pista de serviço; 28 novembro - acordo com o governo americano, a conceder-lhe facilidades de utilização no aeroporto de Santa Maria semelhantes às da Base das Lajes, de modo a poder ser usado por aviões em deslocação na Guerra do Pacífico e por aeronaves que não conseguissem aterrar na ilha Terceira devido ao mau tempo; 14 dezembro - assinatura de acordo entre a Pan American e o governo português; no final do ano já se encontravam instalados os equipamentos de rádio-farol e rádio-orientador e em construção os edifícios das operações e o do terminal de passageiros, as pistas n.º 2 e n.º 3 e a plataforma de estacionamento de aeronaves; 1945, 24 julho - visitam as instalações diversas autoridades portuguesas e americanas, que chegam a Santa Maria num C-54 "Skymaster"; 26 julho - inauguração oficial do aeródromo de Santa Maria; até ao final da Segunda Guerra Mundial, foi usado como uma base aérea logística dos Estados Unidos, chegando a estacionar 500 aeronaves; 1946, 21 maio - a empresa KLM estabelece linha aérea para Nova Iorque, com escala na ilha de Santa Maria; 02 junho - cessação das facilidades de utilização dos aeródromos de Santa Maria e das Lajes, resultante dos acordos feitos entre Portugal, Grã-Bretanha e Estados Unidos, durante a guerra; 05 julho - publicação do Decreto-lei nº 35.736 a transferir a superintendência do Aeroporto de Santa Maria para o Secretariado da Aeronáutica Civil, posteriormente substituído pela Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC); na sequência, procedem-se a obras de melhoramento das pistas, área de estacionamento e instalações do terminal; 21 setembro - inspeção de certificação do aeroporto para o tráfego civil, pelo Diretor Geral da Aeronáutica Civil, tenente-coronel Humberto Delgado; a "Provisional International Civil Aviation Organization" (PICAO) escolhe a ilha de Santa Maria para sediar o centro de controlo de tráfego aéreo da região do Atlântico Norte, sob a responsabilidade de Portugal; 28 novembro - reinauguração oficial do Aeroporto Internacional de Santa Maria; 1947, 13 janeiro - o tenente-aviador Henrique Owen Pinto de Barros da Costa Pessoa é empossado como primeiro diretor do Aeroporto; 09 junho - data do voo inaugural pela SATA entre a ilha de São Miguel e Santa Maria; a empresa Pan american World Airways começa a fazer escala na ilha; 1948 - a Air France começa a fazer escala na ilha; 1949 - data do projeto do aeroporto de Santa Maria, da autoria do arquiteto Francisco Keil do Amaral, incluindo os edifícios destinados aos serviços de passageiros e aos serviços técnicos, bem como pormenores do balcão dos correios e outros; 1954 - começa a fazer escala na ilha a Swissair; 1960, década - a Aeroflot nos voos para Cuba começa a fazer escala na ilha; 1962, 07 dezembro - a empresa Transportes Aéreos Portugueses (TAP) passa a fazer escala em Santa Maria; 1969, 24 abril - a TAP inicia linha área entre Santa Maria e Nova Iorque; 1964, 07 abril - assinatura do Acordo Luso-Francês pelo qual Portugal concede à França determinadas facilidades nas ilhas dos Açores e são definidas as contrapartidas das mesmas, bem como a comparticipação portuguesa; ao abrigo do Artigo II, são concedidas facilidades na utilização do Aeroporto de Santa Maria para escala e estacionamento de aviões franceses (CABRAL: 2011, p. 71); 1968, setembro - início das obras de melhoramento no aeroporto, com a construção de dois edifícios pela Direção do Aeroporto de Santa Maria, mas com total financiamento francês, para instalação de uma estação de rádio francesa e de armazéns e serviços para as esquadrilhas francesas de P2V7 e de DC7 "AMOR" (CABRAL: 2011, pp. 74-75); 1969, março - conclusão da construção dos dois edifícios para apoio na área das comunicações e transportes aéreos pelos franceses, com um custo total de 950 970$00, sem a participação portuguesa nestas despesas (CABRAL: 2011, p. 75); 1971, 08 maio - início de voos para Montreal; 1970, década - redução considerável do número de companhias internacionais a utilizar o aeroporto de Santa Maria, na sequência da introdução na aviação comercial dos aviões a jato; 1977, 31 dezembro - transferência da exploração do aeroporto da Direção Geral da Aeronáutica Civil para a ANA.EP, a efetivar-se a partir de 1 de janeiro de 1978; 1980 - na sequência da Resolução nº 36/80, o aeroporto de Santa Maria passa a ter as "funções de aeroporto alternativo e também para as escalas técnicas", bem como de aeroporto doméstico, provocando uma série de protestos; apesar disso, Santa Maria manteve o Controlo do Espaço Aéreo ("Air Traffic Control") da região de informação de voo ("Flight Information Region") do Atlântico Norte, preservando o seu papel estratégico na segurança da navegação aérea, civil e militar; 2011, 21 setembro - colocação de painel de azulejos alusivo aos 65 anos do aeroporto de Santa Maria, pela ANA - Aeroportos de Portugal - Direção dos Aeroportos dos Açores; 2019, julho - ANA assina uma Licença de Ocupação do Domínio Público Aeroportuário a favor da Região Autónoma dos Açores, representada pela Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, para instalação de um núcleo museológico da aviação.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

CABRAL, Pedro Vasco Enes da Silveira de Sousa - O acordo Luso-Francês de 1964: A Base Francesa das Flores (1964-1977). Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais apresentada na Universidade dos Açores. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, abril 2011 (https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/4041/1/DissertMestradoPedroVascoEnesSousaCabral2012.pdf), [consultado em 09-02-2023]; OLIVEIRA, João Eduardo Franco de (coord.) - Aeroporto de Santa Maria: 1946-1996. S.l.: Aeroportos e Navegação Aérea, ANA, E.P., s.d.; 15 Anos de Obras Públicas (1931-1947). Lisboa: M.O.P, 1949, 1º volume Livro de Ouro, p.164; «Aeroporto de Santa Maria (Açores)» (https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Santa_Maria_(A%C3%A7ores)), [consultado em 11-11-2022].

Documentação Gráfica

Arquivo Municipal de Lisboa: Fundo Francisco Keil do Amaral

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA, DGEMN:DRMLisboa

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 11-11-2022 (Projeto European Cold War Heritage)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login