Bairro da Caixa de Previdência da Indústria Têxtil

IPA.00036365
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
 
Conjunto arquitetónico residencial multifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (HE-FCP, Federação das Caixas de Previdência - Habitações Económicas). Conjunto composto por edifícios multifamiliares geminados de dois pisos, com fogos T2, T3 duplex e uma unidade T4, num total de 155 fogos, dispostos em banda, com pequeno logradouro frontal e posterior, delimitado por muro, estruturados por arruamentos paralelos e perpendiculares, adaptados ao declive do terreno. Os edifícios organizam-se em módulos de quatro fogos, adaptados aos sucessivos desníveis do terreno, com as fachadas viradas a nascente-poente, perpendiculares ao arruamento principal, e cobertura plana, revestida a chapa ondulada e zincada. Os fogos têm acesso em galeria ou direto, podendo respetivamente ser de escada ou através de nível (PINHEIRO: 2015, p. 109), e as janelas, com portadas de madeira, são interligadas por dois frisos horizontais, pintados de branco, que se destacam das fachadas, pintadas de várias cores. Possuem pequenas dimensões, com apenas 6 metros de largura, mas dispondo sempre de duas frentes, o que permite ampla iluminação interior e o aproveitamento das áreas ao máximo, através de ligações diretas entre as divisões e sem espaços de distribuição (PINHEIRO: 2015, p. 110). A tipologia mais comum é a T2, com 33,35m2 de área, composta por dois quartos de 16,25m2, uma sala de estar de 11,70m2, uma cozinha de 3,70m2 e um quarto de banho de 1,70m2 (PINHEIRO: 2015, p. 110). O bairro conserva ainda os lavadores públicos.
 
Registo visualizado 78 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Residencial multifamiliar  Habitação económica  Promoção pública estatal (HE-FCP)  Casas de renda económica

Descrição

Acessos

São Mamede de Infesta, Rua do Arquiteto Germano de Castro Pinheiro; Rua Maria José; Rua Bernardo Soares; Rua Alberto Caeiro; Rua Ricardo Reis; Rua Álvaro de Campos. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,197827, long.: -8,612167

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano. Implanta-se adaptado ao declive do terreno, rematadas a norte por um espaço ajardinado e pela paisagem em vale.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Germano de Castro (1951).

Cronologia

1951 - data do projeto do Bairro da Caixa Sindical de Previdência do Pessoal da Indústria Têxtil, atualmente denominado por Bairro da Caixa Têxtil, elaborado pelo arquiteto Germano de Castro, e encomendado por aquela entidade para habitação dos funcionários da indústria têxtil localizada na zona de São Mamede Infesta (PINHEIRO: 2015, p. 109); o projeto original previa a construção de três equipamentos de uso comum dos moradores, no limite noroeste do terreno: um pequeno edifício de comércio, um parque infantil e um lavadouro comunitário, o único que viria a ser o único concretizado; 1951 - 1954 - construção do bairro; 2007 - início da reabilitação do bairro; 2022, 06 setembro - publicação da abertura do procedimento de classificação do Bairro da Caixa de Previdência da Indústria Têxtil como Conjunto de Interesse Municipal em anúncio n.º 189/2022, DR, 2.ª série, n.º 172; a empresa municipal MatosinhosHabit é gestora de 86 habitações.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em betão armado; portas e caixilharia de madeira; cobertura revestida a chapa ondulada e zincada.

Bibliografia

PINHEIRO, Germano de Castro - Proposta de monografa sobre a obra completa do arquitecto Germano de Castro Pinheiro [1913-1992]. Dissertação de Mestrado apresentado na Universidade do Porto. Porto: texto policopiado, 2015.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 2022

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login