Menir do Vale de Nascerães / Menir de Fontelo

IPA.00036363
Portugal, Viseu, Armamar, Fontelo
 
Menir construído na época Neolítica, constituindo um exemplar raro na região Centro e Norte e um dos mais altos já encontrados no território nacional. O monólito, talvez constituído por grande bloco natural de granito, de grão médio e cor cinzenta clara, depois afeiçoado, tem forma subcónica nos volumes distal e proximal e subcilíndrico no volume mesial, medindo 5,32 m de altura, 1,18 m de largura máxima, no terço proximal, e 0,75 m na maior espessura. A face visível do menir ostenta várias covinhas, com localização, diâmetro e profundidades diferentes, bem como restos de quatro círculos concêntricos, gravados, com grandes dimensões, contendo um outro menor e excêntrico. Os círculos gravados, ocupando a parte da zona mesial, apresentam picotagem com negativos, de contorno circular ou oval, possuindo pequenas e médias dimensões, para o que se utilizou artefacto lítico, estando muito alterados devido à erosão (GOMES, SOUSA: 2021, p. 7). Junto ao menir detetaram-se alguns blocos, também de granito, que poderão ter pertencido à coroa lítica da sua estrutura de sustentação.
 
Registo visualizado 32 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Menir    

Descrição

Acessos

Caminhos rurais a partir da EN 226-2. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,109503, long.: -7,743565

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se na denominada "terra quente", integrada na região demarcada do Alto Douro Vinhateiro, no Vale de Naçarães, a 3,5 km para poente de Armamar, numa zona de terrenos agrícolas, pouco inclinados e férteis, ocupados por vinha. O menir encontra-se tombado, na direção nascente - poente, paralelamente a caminho rural e na berma norte do mesmo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: menir

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época Neolítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época Neolítica - provável construção do menir; posteriormente procedeu-se ao seu derrube e remoção para o local onde se encontra atualmente; 2022, 19 agosto - publicação da abertura do procedimento de classificação em Anúncio n.º 177/2022, DR, 2.ª série, n.º 160.

Dados Técnicos

Materiais

Monólito de granito.

Bibliografia

GOMES, Mário Varela, SOUSA, Orlando - «Menir de Fontelo (Armamar, Viseu). Primeira notícia». In Portvgalia. Porto: 2021, nova série, vol. 42, pp. 5-18.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 2022

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login