Edifício da Farmácia Monte, incluindo o património móvel integrado

IPA.00036362
Portugal, Évora, Vila Viçosa, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu
 
Edifício construído no início do séc. 20, com planta retangular e fachadas evoluindo em três pisos, reservando o piso térreo para área comercial, ocupada por farmácia, que conserva o antigo mobiliário e importante espólio farmacêutico. A fachada principal, virada a sudoeste, apresenta o piso térreo revestido a mármore da região, marcando soco a mármore preto, rasgado por três altos vãos, em arco de volta perfeita, interligados por friso, o da esquerda ladeado por painel de azulejos alusivo à farmácia. Nos pisos superiores rasgam-se apenas dois vãos, igualmente em arco de volta perfeita e interligados por friso, correspondendo no segundo piso a janelas de varandim, com guarda em ferro, e, no último, a janelas de peitoril.
 
Registo visualizado 8 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Loja    

Descrição

Acessos

São Bartolomeu, Rua Dr. António José de Almeida, n.º 45 (vulgo Rua de Cambaia). WGS84 (graus decimais) lat.: 38,777911, long.: -7,417012

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, flanqueado. Ergue-se no centro histórico, formando frente de rua.

Descrição Complementar

O painel de azulejos tem a inscrição "FARMÁCIA MONTE / Maria Teresa Bastos / Batista Monte Lopes".

Utilização Inicial

Comercial: loja

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20, início - construção do edifício; 1912 - fundação da Farmácia Monte; séc. 20, final - séc. 21, início - por motivos de herança, o edifício da farmácia passa para a posse de Maria da Conceição Monte Mata, continuando sob a direção técnica de Maria Teresa Monte Lopes e Vítor Lopes; 2018 - a proprietária do edifício dá o prazo de 6 meses aos diretores técnicos da farmácia para esvaziarem o espaço; 1919 - previa-se a transferência da farmácia para um outro edifício, na mesma rua, denominado Casa Bravinho; 2021 - assinatura de protocolo de cooperação entre a Câmara de Vila Viçosa e o Dr. Victor Lopes, tendo em vista uma intervenção e musealização do espaço da farmácia; 2022 - obras de adaptação do imóvel a museu da farmácia; 19 agosto - publicação da abertura do procedimento de classificação da Antiga Farmácia Monte em Anúncio n.º 178/2022, DR, 2.ª série, n.º 160.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; revestimento, cunhais e molduras dos vãos em mármore; portas e caixilharia em madeira; vidro simples; guardas em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

ROCHA, Nuno - «Farmácia Monte em V. Viçosa despejada após 107 anos de história» (https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/farmacia-monte-em-v-vicosa-despejada-apos-107-anos-de-historia), [consultado em 22 julho 2022].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2022

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login