Edifício na Rua de São Vítor, n.º 87 / Prédio n.º 87 da Rua de São Victor

IPA.00036360
Portugal, Braga, Braga, Braga (São Vítor)
 
Edifício residencial construído, provavelmente, no início do séc. 20, em linguagem eclética. Apresenta planta retangular, de lote estreito, com cobertura em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples, com telhas decorativas, em azul e branco. A fachada principal, virada a sul, evolui em três pisos, o último formando varanda, ligeiramente avançada, sobre mísulas, com arquitrave apoiada em quatro colunas, assentes em plintos, sobre murete de cantaria, e com guarda em ferro. Os dois pisos inferiores separam-se por frisos e organizam-se em três eixos de vãos, retilíneos, sobre impostas, à exceção do portal, que se rasga à esquerda, em arco de volta perfeita e moldura recortada sobre a chave, tipo escudo, e com bandeira gradeada. Destaca-se o segundo piso, com duas janelas de peitoril a enquadrar janela de sacada, com guarda em cantaria vazada, encimada por moldura retilínea e cogulhos vegetalistas, ambos com decoração neo-manuelina. Sobre as janelas e enquadrados pelo arco criado pelo avanço da varanda, existem painéis de azulejos, azuis e brancos, representando naus portuguesas e uma paisagem, e, sob as janelas de peitoril surgem dois outros painéis, contendo cruz de Cristo, esfera armilar e motivos vegetalistas.
 
Registo visualizado 16 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício    

Descrição

Acessos

São Vítor, Rua de São Vítor, n.º 87

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 1634/2022, DR, 2.ª série, n.º 212, de 03 novembro 2022

Enquadramento

Urbano, flanqueado, formando frente de rua, com passeio separador frontal. Na proximidade, ergue-se, a cerca de 90 m, para nascente, a Igreja Paroquial de São Vítor (v. IPA.00001961) e, a cerca de 120 m para poente, a Capela de Nossa Senhora-a-Branca (v. IPA.00011129).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20 - época provável da construção do edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; soco, cunhais, frisos, cornijas, gárgulas, colunas e molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; grade em ferro; painéis de azulejos, azuis e brancos; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 2022

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login