Sítio Arqueológico de Alcolobra / Sítio Arqueológico de Santa Margarida da Coutada

IPA.00036310
Portugal, Santarém, Constância, Santa Margarida da Coutada
 
Villa romana composta por diversas estruturas da época romana, nomeadamente um balneário, uma necrópole, uma barragem e um forno. As ruínas das antigas termas, que estariam associadas a uma "villa", estão orientadas no sentido sudeste - nordeste e conservam, ao nível do solo, as zonas de acesso, como a parte da entrada e corredor de ligação ao "podyteriu", com passagem para o "frigidarium" e ao "gynasium". Ao nível do subsolo conserva-se o "hippocaustum", com a fornalha de "praefurnium", que alimentava de calor o "caldarium", o "tepidarium" e o "sudatorium". O "frigidarium" apresenta dois pavimentos sobrepostos e aparelhos de construção diferenciados, o que atesta o uso prolongado das termas e a existência de duas fases distintas de construção; uma provavelmente da segunda metade do séc. 1 d.C. e outra entre os séc. 2 e 3 d.C. Este espaço foi posteriormente utilizado como local de enterramento, tendo sido identificado um túmulo na base de um tanque. A noroeste do balneário, localiza-se uma necrópole que, segundo referências bibliográficas, integrava 21 sepulturas, muitos delas já profanadas. Identificam-se sepulturas de três tipos: o de incineração, o tipo mais comum, com espólio associado; Cistas; e tipo caixas quadradas, formadas por cinco ou seis "tegulae". Entre o espólio encontrado constam algumas lucernas, taças de terra"sigillata", pratos, taças de paredes finas, duas fíbulas, moedas de bronze e peças em vidro, apontando, na sua maioria, para a época dos Flávios e o séc. 3 d.C.. A sul do balneário, localiza-se um forno, de construção romana, e, a sudeste, na ribeira de Alcolobre, uma barragem, com cerca de 13 m de comprimento e 5 m de largura. Foi construída em alvenaria de calcário, com as paredes estruturantes e o coroamento em "opus quadratum" e "opus incertum", tendo no seu núcleo um tipo de construção designado como "opus caementicium". A barragem é composta, pelo menos, por três alinhamentos de pedras sobrepostos formando uma espécie de degraus, possuindo três vãos para a passagem da água, conservando ainda alguns troços de uma antiga conduta pétrea.
 
Registo visualizado 59 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Villa    

Descrição

Acessos

Santa Margarida da Coutada, Herdade do Carvalhal

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Implanta-se a nascente da povoação de Santa Margarida da Coutada, em antigos terraços fluviais delimitados a norte pelo Rio Tejo e, a sul, pelo sistema de colinas que acompanha o rio e onde tem origem o afluente Alcolobra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: villa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época romana

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Época romana - construção do complexo; séc. 18 - primeira referência às ruínas, numa carta militar da autoria do Coronel Pacheco Mêna; 1935 - realização das escavações; 1940 - década - realização de trabalhos arqueológicos; 1965 - 1985 - detetam-se diversos vestígios arqueológicos comprovando a existência de uma necrópole; 1980, década diversos trabalhos de conservação e restauro do balneário; 2001 - trabalhos arqueológicos; 2021, 06 março - Despacho do subdiretor-geral da DGPC a determinar a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional; 2021, 24 junho - publicação da abertura de procedimento de classificação do Sítio Arqueológico de Alcolabra, em Anúncio n.º 136/2021, DR, 2.ª série, n.º 121.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

RAMALHO, Maria - «Sítio Arqueológico de Alcolobra», 2018 (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/342755), [consultado em 21 maio 2021].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login