Panificadora de Chaves

IPA.00036292
Portugal, Vila Real, Chaves, Santa Maria Maior
 
Edifício industrial dedicado à panificação, construído no início da década de 60 do séc. 20, com projeto do arquiteto Nadir Afonso, constituindo uma das obras de referência da arquitetura portuguesa da centúria e revelando influência da obra do arquiteto Óscar Niemeyer, com quem Nadir Afonso trabalhara no Brasil, entre 1952 a 1954. Apresenta planta trapezoidal, com três volumes escalonados, no sentido sul - norte, de cobertura plana e, nos três volumes centrais sequenciais, curva, perpendicular à frontaria. As fachadas, de apenas um piso, terminam em pala que, ao centro da fachada principal, virada a sul, se adapta ao perfil curvo de dois volumes, sob a qual os múltiplos vãos envidraçados formam jogo policromo. A restante fachada é rasgada por vãos retilíneos, predominantemente jacentes, sob a pala, sendo o cunhal sudeste curvo e todo envidraçado. A fachada lateral esquerda possui alpendre formado pelo avançado da pala, que se apoia em pilares disposto obliquamente. Na zona posterior, sobre a cobertura, elevam-se quatro chaminés, com o remate pintado.
 
Registo visualizado 29 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Fábrica  Fábrica alimentícia  

Descrição

Acessos

Santa Maria Maior, Avenida Nuno Álvares, n.º 31; Avenida General Ribeiro de Carvalho; Travessa Nuno Álvares, 5400-419 Chaves. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,748485, long.: -7,471639

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se na zona sul de um quarteirão, circundado por vias, disposto de gaveto, numa zona de expansão da cidade, tendo junto à fachada lateral esquerda logradouro. A norte, a cerca de 200 m, ergue-se o Quartel do Regimento de Infantaria 9.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: fábrica

Utilização Actual

Extração, produção e transformação: fábrica

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Nadir Afonso (1962).

Cronologia

1950, final da década - 1962 - elaboração do projeto do edifício pelo arquiteto Nadir Afonso, a pedido de João António César e José Teixeira de Sousa Chaves, os dois principais padeiros da cidade, que aí desejavam fundir todos os seus estabelecimentos e empresas, fundidas então na Panificadora de Chaves, Lda.; 1962 - 1963 - construção do edifício da Panificadora de Chaves; 2020, 07 fevereiro - publicação da abertura do procedimento de classificação da Panificadora de Chaves, em Anúncio 19/2020, DR, 2.ª série, n.º 27.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login