Palácio do Comércio

IPA.00036288
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Edifício de habitação e serviços, construído em meados do séc. 20, com projeto dos arquitetos David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva Martins, de aspeto imponente, ocupando todo um quarteirão da Baixa do Porto, zona que então se procurava reordenar urbanisticamente. Apresenta planta retangular com pático central, à volta do qual se desenvolvem as galerias de distribuição para os apartamentos, e fachadas evoluindo em sete pisos, revestidas a cantaria, distinta no térreo, destinado a estabelecimentos comerciais e aos acessos para os pisos superiores, separando-se desses por pala, também de cantaria, circundando todo o edifício. Rematam em platibanda plena, integrando lettering e uma escultura alegórica ao Triunfo da Indústria, da autoria do escultor Henrique Moreira, possuindo ao nível do terraço-jardim estruturas tipo pérgulas. Os seis pisos superiores, destinados a habitação, escritórios, auditório, salão de festas e de exposições, formam panos, definidos por falsos pilares, dinamizados pelas formas recuadas ou avançadas dos elementos e pelos perfis curvos de alguns panos, sendo rasgados por vãos retilíneos, de moldura biselada, ou curva, com panos de peito gradeados, e tendo nos dois últimos pisos varandas avançadas, recortadas. Três cunhais do edifício têm perfil curvo, destacando-se o disposto a sudeste, que forma corpo torreado circular, alteado. Segundo Maria do Carmo Pires, o edifício possui algumas característica da Escola de Chicago. Interiormente, as zonas comuns apresentam decoração requintada e os apartamentos amplas divisões.
 
Registo visualizado 35 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial, comercial e serviços  

Descrição

Acessos

Rua de Sá da Bandeira; Rua do Bolhão; Rua da Firmeza; Rua de Fernandes Tomás. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,150715, long.: - 8,607245

Protecção

Em vias de classificação / Incluído na Zona Especial de Proteção do Mercado do Bolhão (v. IPA.00005473)

Enquadramento

Urbano, isolado. Integra-se num quarteirão da Baixa do Porto, adaptado ao declive suave do terreno, circundado por vias e com passeios separadores. Nas imediações, a sudeste, ergue-se o Marcado do Bolhão (v. ) e o Edifício da Pérola do Bolhão (v. IPA.00020170).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial, comercial e de serviços

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial, comercial e de serviços

Propriedade

Privada: pessoa coletiva

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETOS: David Moreira da Silva (1940-1946), Maria José Marques da Silva Martins (1944-1946). ENGENHEIRO: António Augusto Guimarães Teixeira Rego (1944-1954). ESCULTOR: Henrique Moreira (1950, década).

Cronologia

1940, início - a Firma Ferreira & Filhos Ld.ª, representada por Delfim Ferreira, um dos filhos do industrial Narciso Ferreira de Riba de Ave, adquire o terreno para construção de um edifício que, entre outras condições impostas pela Câmara Municipal do Porto, devia respeitar a proibição de ser utilizado para atividade fabril; julho - elaboração do primeiro projeto do Palácio do Comércio, pensado como um bloco quarteirão, pelo arquiteto David Moreira da Silva; 1943 - elaboração de um outro projeto elaborado pelo arquiteto Viana de Lima, destinando o edifício a habitação, estabelecimentos comerciais, escritórios, central telefónica, salão de festas e exposições e tendo ainda, uma sala destinada a concertos, com capacidade para 900 espectadores, localizada no subsolo; 1944, cerca - numa carta enviada ao pai, David Moreira da Silva dá a entender a existência de um concurso informal anterior a 1944 e refere que Delfim Ferreira prefere o projeto do arquiteto Viana de Lima; 1944 - escolha do projeto do edifício, assinado pelo casal de arquitetos, David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva, apresentando quatro programas multifuncionais, tendo em comum a sua organização em nove pisos: um ao nível do subsolo, um térreo, seis andares e cobertura destinada a jardim, solarium e parque infantil; 1946 - entrega de um novo projeto pelo atelier dos dois arquitetos; início das obras de construção do edifício; o projeto de engenharia é elaborado pelo engenheiro António Augusto Guimarães Teixeira Rego; 1954 - conclusão da construção do Palácio do Comércio; a estátua colocada no topo da fachada nascente, representando O Triunfo da Indústria, é executada pelo escultor Henrique Moreira; 2013 - 2016 - reabilitação de três apartamentos pelo atelier in.vitro, de Joana Leandro Vasconcelos, cada um com 200m2 e localizados no 5.º, 6.º e 7-º pisos do edifício; 2018 - a empresa Tabnit - Gestão de Parques, Unipessoal Ld.ª, proprietária de cerca de 80% do imóvel, vende essa parte a um conjunto de investidores internacionais, William Christopher Henri Tonnard, Eric Andre Memeth, Carlos José Marçal Teixeira da Silva, e Marie-France Boulet, que posteriormente sai da sociedade, tendo em vista a reconversão do edifício; os restantes 20% mantiveram-se na posse da empresa Altar - Sociedade de Investimentos Imobiliários SA; 2021,22 abril - publicação da abertura do procedimento de classificação do Palácio do Comércio, no Porto, em Anúncio n.º 75/2021, DR, 2.ª série, n.º 78.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

PIRES, Maria do Carmo - «Palácio do Comércio». In Fundação Marques da Silva (https://fims.up.pt/index.php?cat=15&subcat=17&proj=13), [consultado em 22 abril 2021].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login