Casa Roberto Ivens - Casa da Arquitetura / Casa da família Siza Vieira - Casa da Arquitetura

IPA.00036285
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira
 
Casa unifamiliar de construção oitocentista, remodelada na década de 60 do séc. 20, pelo arquiteto Álvaro Siza, bisneto do promotor da obra, e em 2009 pelo mesmo arquiteto e por Carlos Castanheira. Álvaro Siza aqui viveu com a família, sendo responsável pelo desenho do pavilhão do jardim, elaborado ainda na juventude, e pelas obras dos anos 60 e as mais recentes, nas quais deixou o seu cunho próprio. Apresenta planta retangular de lote estreito, organizada em três pisos, o inferior correspondendo à cave, com cobertura em telhado de quatro águas. A fachada principal, virada a nordeste, possui soco e cunhais de cantaria, remate em friso, cornija e platibanda plena, e é revestida a azulejos de padrão policromo, de tons bege. É rasgada regularmente por três eixos de vãos, de molduras retilíneas terminadas em cornija, mas que no eixo central e pisos inferiores são de arco abatido, correspondendo na cave a janelas jacentes, no piso térreo, elevado, a porta central integrando alta bandeira gradeada, entre janelas de peitoril, formando falsos brincos retos, e, no segundo piso, a janela de sacada, com guarda em ferro, e janelas de peitoril laterais. As caixilharias de guilhotina, em madeira esmaltada, têm caráter moderno, tal como a porta, que é em madeira à vista. As fachadas laterais e a posterior terminam em beirada simples, mas esta última tem linhas muito modernas. A cave desenvolve-se ao nível do pátio e jardim, rasgada por duas portas, e os pisos superiores têm dois panos, o da esquerda, em alvenaria, com pequeno vão, de iluminação das antigas instalações sanitárias, e, o da direita, envidraçado, correspondendo inicialmente às salas e aos quartos. Ao centro, tem escada de um lanço, de ligação entre o andar térreo e o jardim.
 
Registo visualizado 67 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Acessos

Matosinhos, Rua Roberto Ivens, n.º 582. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,182301, long.: -8,691289

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Anúncio n.º 236/2022, DR, 2.ª série, n.º 208, de 27 outubro 2022

Enquadramento

Urbano, isolado. Insere-se em lote estreito, adaptado ao declive do terreno, separado das construções laterais, sensivelmente com a mesma cércea, por estreitos corredores de passagem, atualmente fechados, formando frente de rua, com passeio separador. Junto à fachada posterior possui pequeno pátio e jardim, delimitado por muro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural: ACA - Associação Casa da Arquitetura e o Centro de Documentação Álvaro Siza

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETOS: Álvaro Siza (1960, 2009), Carlos Castanheira (2009).

Cronologia

Séc. 19, segunda metade - José Gonçalves de Lima Camacho (1831- 1882), bisavô de Álvaro Siza, pelo lado de sua mãe e então emigrante no Brasil, manda construir a casa; inicialmente a casa seria alugada; 1949 - Júlio Siza Vieira (13-09-1902 - 22-04-1985) e sua mulher Cacilda Ermelinda Camacho Carneiro de Melo (26-11-1905 - 06-10-2006), pais de Álvaro Siza, mudam-se da casa na Rua Brito Capelo para a casa da Rua Roberto Ivens, realizando pequenas obras de melhoramento, onde o filho participa na escolha dos materiais e das cores utilizadas; Júlio Siza Vieira pede a Álvaro Siza, então com 16 anos, para conceber um pequeno pavilhão no jardim onde ele e o seu irmão pudessem estudar; é construído um pavilhão de caráter tradicional com cerca de 9m²; 1960 - 1961 - Júlio Siza Vieira encomenda ao seu filho o projeto de alteração da casa; Álvaro Siza propõe a incorporação na sala da área de uma marquise existente na fachada voltada ao jardim, a abertura das salas entre si, a criação de um espaço de escritório para o pai, melhoramento da cave, destinada às instalações da empregada, criação de um espaço de estar voltado ao pátio coberto que antecedia o jardim, que aproveitava os novos vãos e facilitavam a comunicação entre o interior e o exterior; desenhou novas caixilharias para as fachadas, ainda que respeitando a modulação dos vãos existentes, equipamento e mobiliário e projetou um tubo em fibrocimento para ventilação da instalação sanitária da cave, que atravessava na vertical o vestíbulo do piso térreo, o que provocou alguma controvérsia com o pai, mas que acabou por aceitar; 2007 - compra da casa, então devoluta, pela Câmara Municipal de Matosinhos; posteriormente, o Município decide encomendar aos arquitetos Álvaro Siza e Carlos Castanheira o projeto de reabilitação, com vista à instalação da ACA - Associação Casa da Arquitetura e o Centro de Documentação Álvaro Siza; 2009 - obras de conservação e adaptação às novas funções, com reforma das redes infraestruturais; 2020, 21 abril - deliberação da Câmara Municipal de Matosinhos a determinar a abertura do procedimento de classificação da Casa Roberto Ivens - Casa da Arquitetura; 24 junho - abertura do procedimento de classificação da Casa Roberto Ivens - Casa da Arquitetura, como Monumento de Interesse Municipal, em Anúncio n.º 142/2020, DR, 2.ª série, n.º 121.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura rebocada e pintada ou revestida a azulejos policromos; soco, cunhais, friso, cornija, escadas, molduras dos vãos em cantaria de granito; caixilharia em madeira esmaltada; porta de madeira; guarda e grades em ferro; algerozes metálicos; pavimentos em soalho; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Câmara Municipal de Matosinhos

Documentação Fotográfica

Câmara Municipal de Matosinhos

Documentação Administrativa

Câmara Municipal de Matosinhos

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login