Túmulo Megalítico de Santa Rita

IPA.00036283
Portugal, Faro, Vila Real de Santo António, Vila Nova de Cacela
 
Monumento megalítico, composto por câmara funerária e corredor de acesso, comprido, em muito bom estado de conservação, considerado um dos mais importantes do Algarve. O corredor possui cerca de 5m de comprimento por 0,9m de largura, não ultrapassando 1m de altura e a câmara cerca de 5m de comprimento por 2,2m de largura, conservando ainda alguns esteios de cobertura. Orientado a nascente, a porta de acesso foi esteticamente diferenciada por uma moldura de peças de calcário. A câmara funerária seria depois coberta por um"tumulus", de que ainda se conserva parcialmente, delimitado por um anel pétreo de lajes fincadas "em cutelo" no solo, identificando-se um segundo anel a poente da câmara. O monumento possui afinidades com os monumentos de Nora e Marcela, identificados por Estácio da Veiga na região de Cacela.
 
Registo visualizado 64 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Túmulo    

Descrição

Acessos

Vila Nova de Cacela, Santa Rita, Rua das Olarias, caminho pedonal de 200 metros a partir do moinho particular de Santa Rita. WGS84 (graus decimais) lat.: 37,179845, long.: -7,565788

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se a meia encosta, numa zona de terrenos agrícolas, de terrenos argilosos muito degradados.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Megalítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

2500 a.C., cerca - época provável da feitura do túmulo; séc. 04 - época limite da ocupação do local; 05 - 2001 - identificação do monumento megalítico; 2006 - realização das primeiras escavações arqueológicas, pelo arqueólogo Nuno Inácio, com o objetivo de averiguar o estado de conservação do túmulo e dos níveis arqueológicos subjacentes, verificando-se que o túmulo estava selado e não havia sofrido violações; 2007 - 2008 - realização de novas campanhas de escavação, tendo-se identificado uma necrópole mais recente no local; 2020, 16 abril - publicação da abertura do procedimento de classificação do Túmulo Megalítico de Santa Rita, em Anúncio n.º 83/2020, DR, 2.ª série, n.º 75/2020.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em arenito vermelho (grés).

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2021

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login