Solar dos Gouveia / Casa dos Brigadeiros

IPA.00036198
Portugal, Viseu, Sernancelhe, União das freguesias de Fonte Arcada e Escurquela
 
Casa nobre construída no séc. 18. A família Gouveia, consorciada com outras famílias importantes na região, como os Couraça e os Coutinho, eram proprietário de outras casas de honra em Fonte Arcada, sendo esta a mais ostensiva existente na localidade e na região. Os varões desta família exerceram importantes cargos militares, ao nível dos oficiais generais, de onde deriva a denominação de Casa dos Brigadeiros. A patente de brigadeiro, criada em 1708, era destinada aos coronéis de infantaria e de cavalaria que acumulavam o comando de um regimento com o comando de uma brigada, posto que, no século XIX, equivaleria ao de Brigadeiro de Milícias. Em 1864 os brigadeiros foram integrados no novo posto de General de Brigada que substituiu o de Major-general (também designado de Marechal de Campo). O Solar dos Gouveia, pela sua disposição com um pátio com perto de 500 m2 e a sua posição relativamente ao aglomerado urbano, ocupando uma zona larga da Rua da Amoreira onde se fazia a parada militar, permitiu que a casa fosse usada também como quartel da capitania-mor de ordenanças.
 
Registo visualizado 171 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta em U, composta por três corpos articulados em torno de um pátio central fechado por muro, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em alvenaria e cantaria de granito, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos do tipo balaústre, e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a oriente, marcada dois corpos ligados por muro alto, capeado com friso em cantaria e encimado por merlões decorativos, rasgado, ao centro, por um imponente portal armoriado, destacado em altura, retilíneo e com dupla moldura saliente, sobrepujado por frontão interrompido ao centro do qual se encontra um bloco paralelepipédico guarnecido por cornija e rematado por pináculo galbado. Corpo do lado esquerdo tem, no piso térreo, uma janela jacente de capialço e uma porta, surgindo, no segundo.duas janelas de peitoril e, acima deste, eleva-se um terceiro piso recuado, a abrir para janela corrida, com guarda em ferro, que corre sobre a primitiva cornija, para onde abrem duas portas-janelas e duas de peitoril.

Acessos

Fonte Arcada, Rua da Amoreira, n.º 13 a 17; Rua do Outeiro, n.º 1. WGS84 (graus decimais): lat.: 40,965231; long.: -7,521970

Protecção

Abrangido pela Zona Especial de Proteção conjunta do Paço da Loba (v. IPA.00014832), da Igreja Paroquial de Fonte da Arcada (v. IPA.00003702) e do Pelourinho de Fonte da Arcada (v. IPA.00004290)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado no extremo noroeste da Vila de Fonte Arcada, na proximidade da Igreja Paroquial (v. IPA.00003702). Fachada principal voltada à Rua da Amoreira, no seu segmento mais largo e próximo da igreja, estando a fachada lateral norte voltada à Rua do Outeiro. A fachada sul articula-se com outras edificações e com uma viela, estando a restante fachada integrada na malha urbana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção da casa pela família Gouveia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes-mestras em alvenaria e cantaria de granito; elementos estruturais, como cunhais, pilastras, cornija, molduras dos vãos (peitoris, aduelas e vergas) e degraus da escadaria principal em cantaria de granito; divisão dos pisos com soalhos de castanho e pinho apoiados em vigas mestras de castanho; no piso térreo pavimentos lajeados e em terra batida; paredes de alvenaria granítica; paramentos exteriores rebocados a cal hidráulica e caiadas; piso superior com pavimentos em soalho de castanho e pinho (salas e quartos). Janelas com vidraças de guilhotina e portadas interiores em madeira, outras inexistentes ou com aplicação de caixilhos em alumínio. Telhado com estrutura em madeira e cobertura em telha lusa.

Bibliografia

CARVALHO, Abílio Loudro de - Da Varanda do Távora, Sernancelhe na Marcha da Corrente. Sernancelhe: Câmara Municipal de Sernancelhe, 2002; Guia do concelho de Sernancelhe - Terras do Demo. Sernancelhe: Câmara Municipal de Sernancelhe, 2001; MOREIRA, Vasco (Abade) - Terras da Beira - Cernancelhe e seu Alfoz. Porto: Officinas de O Comércio do Porto, 1929; PINTO, Paulo (Coord.) - Roteiro Turístico - Sernancelhe (Terras da Castanha). Sernancelhe: Câmara Municipal de Sernancelhe, 2010; Plano Diretor Municipal de Sernancelhe - Caraterização do Território Municipal. Sernancelhe: Câmara Municipal de Sernancelhe, 2007, vol. II; Plano Diretor Municipal de Sernancelhe. Relatório do Plano e Programa Geral de Execução. Sernancelhe: Câmara Municipal de Sernancelhe, 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Sérgio Gorjão (Contribuinte externo) 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login