Apeadeiro Ferroviário de Nuzedo

IPA.00036183
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Vila Pouca de Aguiar
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Corgo, construído no início do séc. 20, formado pela habitação de pessoal, a que se adossou, em data posterior, alpendre lateral para abrigo dos passageiros. A habitação de pessoal tem planta retangular e fachadas de um piso, rematadas em friso de massa, a posterior rasgada por portal entre janelas, em arco abatido e verga de cantaria com chave relevada. A ligação ferroviária era feita em via estreita.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

Edifício de habitação de pessoal, com paisagem ferroviária complementada pela antiga plataforma de embarque e um abrigo de passageiros contíguo ao edifício. Possui planta retangular, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas beirada simples, sobreposta por chaminé no ângulo nordeste. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com faixa e remates de massa, a principal, virada a nascente. A fachada posterior, que inicialmente se virava à linha, é rasgada por portal entre janelas de peitoril, de arco abatido, com verga de cantaria e fecho relevado, surgindo sobre o portal toponímia em relevo. As fachadas laterais terminam em empena, apresentando ao centro toponímia relevada; na lateral direita existe pequeno corpo adossado, em tijolo aparente, coberto por placa de betão; na oposta, adossa-se alpendre, coberto por chapa ondulada, tendo no interior banco corrido. No INTERIOR, o espaço era constituído por áreas de habitação, possuindo sala central, tendo de um lado dois quartos e, do outro, quarto e cozinha.

Acessos

Vila Pouca de Aguiar, Nozelo, EN 2; Rua do Apeadeiro; Linha do Corgo - Ponto quilométrico 57,7 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,518510, long.: -7,619495

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, sensivelmente entre as povoações de Nozelo e de Sampaio, passando nas imediações, numa cota mais elevada, a estrada nacional. A antiga via encontra-se atualmente asfaltada.

Descrição Complementar

Nas fachadas laterais e na posterior, existe a toponímica da estação relevada: "NUZEDO".

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1905, 14 setembro - portaria aprova o projeto para o troço entre o Ribeiro de Varges e a Estação de Pedras Salgadas, planeando-se a instalação de um apeadeiro para servir as populações de Nuzedo, Sampaio e Vila Meã; 1907, 15 julho - inauguração do troço entre Vila Real e Pedras Salgadas, com 36,200 km, onde se integra o apeadeiro de Nozelo, pertencente à linha do Vale do Corgo, desenvolvida entre Régua e Chaves, no vale profundo do rio Corgo, afluente do rio Douro e seguindo a sua margem direita, com via estreita (bitola métrica) e uma extensão total de 96 quilómetros; 1990, 01 janeiro - encerramento do troço da linha férrea entre Vila Real e Chaves; 2008, 16 agosto - inauguração do troço da ecopista entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, desenvolvida sobre a antiga linha férrea do Corgo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; faixa e remate em massa; cornija de betão; peitoril e verga dos vãos em cantaria de granito aparente; caixilharia de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

SOUSA, José Fernando de - «A linha da Regoa a Chaves». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 setembro 1905, n.º 18, p. 274; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 fevereiro 1958, n.º 70, p. 94; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, p. 529.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2019 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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