Casa na Rua Cândido Madureira, n.º 38 a 42

IPA.00036165
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Casa construída no início do séc. 20 para habitação e loja, no local remodelada no séc. 21, transformando-a em escritórios. Trata-se de um edifício simples, destacando-se o remate em platibanda plena, encimada por açafates, o revestimento de azulejos, em padrão rico de 2x2 e os azulejos que compõem as sobreportas e remates, de inspiração Arte Nova.
 
Registo visualizado 24 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa residencial e comercial  

Descrição

Planta retangular simples, de volume único e cobertura homogénea em telhado de duas águas, interrompidas por claraboia e duas janelas, sendo em terraço na zona frontal. Fachada principal virada a sudeste, evoluindo em dois pisos definidos por friso, revestida a azulejos de padrão policromo, percorrida por socos de cantaria e com cunhais pintados de branco, rematada em platibanda plena, rebocada e pintada de branco, criando painéis, definidos por frisos verticais salientes, pintados de cinza, sobre os quais surgem açafates. Divide-se em três panos por frisos, em cantaria no piso inferior e rebocados e pintados no superior. No piso inferior, surge loja com amplo vão de acesso, criando um eixo central de simetria, em arco abatido sobre impostas salientes e moldura simples. Está ladeado por duas portas semelhantes, com moldura simples e sobreporta revestida a azulejo policromo, a do lado esquerdo de acesso à loja e a do direito, de acesso ao piso superior, protegido por duas folhas de madeira, com postigos e bandeira. No piso superior, surge janela de sacada de cantaria, assente em consolas e guarda metálica, decorada por volutas. Para esta, abrem duas portas-janelas retilíneas, com molduras simples, friso de azulejo na sobreporta e remate em friso semicircular, com tímpano também revestido a azulejo. Está ladeada por janelas de peitoril, retilíneas, assentes em cornija, com pequenas grades metálicas, e rematadas em friso revestido a azulejo e cornija.

Acessos

Tomar, Rua Cândido Madureira, n.º 38 a 42. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,602577; long.: -8,412670

Protecção

Parcialmente Abrangido pela Zona Geral de Proteção dos Trechos arquitectónicos que restam dos edifícios dos Estaus, incorporados nos prédios que fazem esquina da Rua Torres Pinheiro para a dos Arcos e a da Saboaria (v. IPA.00002032)

Enquadramento

Urbano, adossado, implantado em quarteirão regular, numa zona com lotes de diferentes dimensões, no Centro Histórico de Tomar (v. IPA.00006271). A fachada principal abre para larga via pública, pavimentada a alcatrão, numa área onde se desenvolvia o Palácio dos Estaus (v. IPA.00002032), de que subsistem alguns arcos apontados. Fronteira, a Casa na Rua Cândido Madureira, n.º 15.

Descrição Complementar

No FRISO do lado esquerdo, placa metálica com a inscrição "GABINETE LOURENÇO GOMES / Projectos e Construções, Lda.". O revestimento de AZULEJO forma um padrão de 2x2, em manganês e branco, formando motivo vegetalista; os frisos e tímpano possuem revestimento de um padrão de amores-perfeitos policromos.

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Serviços: edifício de escritórios

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

FABRICAÇÃO DE AZULEJO: Fábrica de Loiça de Sacavém (séc. 20).

Cronologia

Séc. 20, início - construção do edifício; feitura dos azulejos decorativos dos frisos e frontão, produzidos na Fábrica de Loiça de Sacavém (MENDES, pp. 31-32); séc. 21 - remodelação e adaptação a escritórios.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e revestida a azulejo; modinaturas, frisos, consolas, bacia da sacada em cantaria de granito; grades e guarda da sacada em ferro forjado; revestimento e painéis de azulejo tradicional; portas de madeira; caixilharias de alumínio lacado e vidro simples; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

MENDES, Marta Luísa Lourenço da Gama - Azulejaria de Fachada em Tomar (meados do séc. XIX a meados do séc. XX). Coimbra: s.n., 1998. Texto policopiado. Trabalho apresentado no âmbito da cadeira de História da Arte Contemporânea, apresentado à Faculdade de Letras de Coimbra.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 21 - tratamento de rebocos e pinturas, limpeza dos azulejos, colocação de novas caixilharias, em alumínio lacado, revisão das coberturas.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login