Casa com janela quinhentista no Largo do Pelourinho

IPA.00036162
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Casa construída no séc. 16, de que sobrevive a estrutura, o balcão, se bem que rasgado por uma porta de acesso ao interior, e uma janela com decoração quinhentista, com desenho regular, formando pequeno arco canopial e decoração em ponta de diamante, ladeado por vãos alterados pela reconstrução posterior, datável de Oitocentos, com a feitura de uma porta em arco abatido, ampla e cuja moldura se liga ao óculo, então entaipado, que encimaria uma porta de menores dimensões. Os vãos do lado direito são incaracterísticos e podem resultar de uma intervenção posterior.
 
Registo visualizado 40 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular simples, composta pelo edifício e por logradouro amplo na fachada posterior. Tem cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beiradas simples e protegidas por algerozes. Fachada principal rebocada e pintada de branco, com faixa, cunhais e remate pintado a ocre, este último formado por cornija e pequena consola no cunhal direito. Evolui em dois pisos, o inferior marcado por balcão, com acesso por escadas e guarda metálica, vazado na base por porta de verga reta, protegida por grade metálica, pintada de verde. No lado direito, porta de verga reta e moldura de cantaria, acede ao piso inferior. As escadas acedem à porta do segundo piso, em arco abatido, com moldura simples e pequeno friso no topo, encimada por pequeno óculo circular, em capialço e pintado de amarelo, atualmente entaipado; no mesmo piso, rasgam-se duas janelas de peitoril, ambas com caixilharias de guilhotina. A central apresenta larga moldura de cantaria, com aresta em meia cana, onde se inscreve decoração em ponta de diamante, e formando pequeno arco canopial no topo; tem pano de peito em cantaria. No extremo direito, janela retilínea, de moldura simples. Fachadas laterais adossadas. INTERIOR não observado.

Acessos

Tomar, Largo do Pelourinho, n.º 3 a 5. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,605532; long.: -8,415274

Protecção

Abrangido pela Zona Geral de Proteção do Pelourinho (v. IPA.00001971)

Enquadramento

Urbano, adossado a edifícios residenciais de cérceas semelhantes, o da esquerda a Casa Silva Magalhães (v. IPA.00024199). Encontra-se em zona em declive, a que se adapta, abrindo para um largo amplo, pavimentado a calçada, onde se integra o Pelourinho e constituindo o início da ladeira de acesso ao Castelo (v. IPA.00003390).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção da casa; séc. 19 - remodelação do edifício; 2019 - a casa encontra-se em processo de venda.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, escadas em cantaria de calcário; porta do segundo piso em madeira e a inferior em alumínio e com vidro martelado; guardas e grade em ferro; cobertura em telha cerâmica; janelas com vidro simples.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - colocação de novas portas e caixilharias.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login