Casa na Rua Joaquim Jacinto, n.º 79

IPA.00036155
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Casa construída no início do séc. 20, com interessantes detalhes na composição e decoração da fachada, como a colocação, pouco usual, da garagem ao centro, permitindo afastar os acessos ao primeiro e ao segundo piso, e dando origem a uma fachada simétrica. Do ponto de vista decorativo, há a destacar as guardas em ferro dos varandins e dos peitoris das janelas, com elementos volutados, o jogo das cores e da geometria das caixilharias das janelas, e o friso de azulejo, com inspiração Art Déco, que inicia o remate da fachada principal. Apresentava amplo logradouro, protegido por muro com acrotérios em cantaria, encimado por vasos, parcialmente adquirido para ampliação do espaço da Sinagoga.
 
Registo visualizado 24 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas, interrompida por trapeira na face principal, por seu turno com cobertura a duas águas. Fachada principal virada a norte, rebocada e pintada de amarelo, rematada em platibanda plena, assente em friso de azulejos de padrão policromo e cornija. Evolui em dois registos definidos por froso de cantaria, flanqueada por cunhais simples na zona inferior, ostentando, superiormente, decoração almofadada. O primeiro piso é rasgado por três vãos, correspondendo ao acesso à garagem, ao centro, e dois laterais de acesso aos pisos inferior e superior, todos em arcos de volta perfeita, assentes em pilastras, protegidos por portas de madeira, as laterais com postigos decorados, e todas com bandeiras vazadas em ferro e protegidas por vidro. O piso superior possui duas janelas de varandim, um pouco salientes e guardas em ferro, formando decoração volutada, com molduras simples e remates em cornija, as quais centram janela bífora de peitoril, com peito assente em cornija, encimada por guarda metálica; tem moldura comum, em cantaria, com remate em cornija. Possuem caixilharias de madeira, formando duas folhas com decoração geométrica, protegidas por vidro simples e colorido, possuindo bandeiras. Fachada lateral esquerda rematada em empena, cega. Fachada lateral direita adossada. INTERIOR não observado.

Acessos

Tomar, Rua Joaquim Jacinto, n.º 79. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,603141; long.: -8,414198

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Sinagoga de Tomar (v. IPA.00003384)

Enquadramento

Urbano, adossado, implantado em zona plana, no Centro Histórico de Tomar (v. IPA.00006271), abrindo para uma estreita via pública, pavimentada a calçada. Encontra-se adossado, no lado direito a edifício residencial, tendo, no lado esquerdo, grande logradouro, atualmente integrado no edifício da Sinagoga, que se prolonga pela zona posterior.

Descrição Complementar

No REMATE, surge friso policromo, formando axadrezado exterior, que centra o padrão composto por ampla flor estilizada, rodeada por elementos volutados.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: José Jacinto Coelho Puga (1954).

Cronologia

Séc. 20, início - construção da casa para Francisco Puga; 1944, 06 março - escritura pública de aquisição do edifício anexo à sinagoga para ampliação do Museu e, para regularização do alinhamento, tornou-se vantajoso trocar um terreno com o proprietário vizinho, Francisco Puga, ficando este com acesso à água do poço e tendo licença para construir uma nova capoeira na zona do terreno com que ficaria (SIPA: TXT.01824881); 1954, 06 julho - terceiro projeto de alteração da casa, situada na zona de proteção da sinagoga, estando o proprietário reticente em fazer uma proposta segundo as indicações; 15 setembro - autorizadas as obras, propostas pelo proprietário Joaquim Rodrigues Barcas; 1960, 05 fevereiro -as obras de pintura, levadas a cabo por José Jacinto Coelho Puga, estão concluídas, segundo o projeto superiormente aprovado (SIPA: PT DGEMN:DSARH-010/264-0126).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; cunhais, remates, frisos, cornijas, peitoris e modinaturas em cantaria de calcário; guardas em ferro; friso de azulejo; janelas com caixilharias de madeira e vidros simples e coloridos; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

MENDES, Marta Luísa Lourenço da Gama - Azulejaria de Fachada em Tomar (meados do séc. XIX a meados do séc. XX). Coimbra: s.n., 1998. Texto policopiado. Trabalho apresentado no âmbito da cadeira de História da Arte Contemporânea, apresentado à Faculdade de Letras de Coimbra.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

DGPC: PT DGEMN:DSARH-010/264-0126, PT DGEMN:DSARH-010/264-0130

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login