Edifício na Rua Serpa Pinto, n.º 150 a 156

IPA.00036130
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Edifício residencial e comercial construído na década de 30 do séc. 20, com uma linguagem eclética, optando pelo rematem em trapeira, com lambrequins de ferro, que contrastam com a modernidade dos cunhais no piso superior, com rasgos Art Deco. Em meados de Novecentos, sofreu obras de modernização das lojas com novas modinaturas.
 
Registo visualizado 21 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício    

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, interrompido por trapeira. Fachada principal virada a sul, revestida a azulejo de padrão policromo, rematada em empena na zona da trapeira, com aba corrida decorada por lambrequins, evoluindo em três pisos definidos por frisos e cornijas; é rasgada por vãos retilíneos com molduras simples em cantaria de calcário. No piso inferior, surgem amplos vãos, alguns entaipados com tijolo, o central correspondente a uma antiga montra, e os laterais a portas, encimadas por bandeiras. O piso intermédio possui sacada corrida, para onde abrem três portas-janelas, flanqueada por dois eixos de duas janelas de peitoril, circunscritos por pilastras pintadas de amarelo. O piso superior com cunhais em cantaria e decoração geométrica, tem sacada corrida em toda a sua extensão com guarda metálica de perfil galbado com decoração geométrica. Ao centro, a trapeira, com janela de sacada assente em duas mísulas, com guarda semelhante. Fachadas laterais adossadas. INTERIOR não observado.

Acessos

Tomar, Rua Serpa Pinto, n.º 150 a 156. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,604011; long.: -8,414504

Protecção

Abrangido pela Zona Especial de Proteção da Igreja Paroquial de São João Baptista (v. IPA.00006538)

Enquadramento

Urbano, adossado, integrado num quarteirão regular, de lotes com dimensões distintas, adossado a edifícios residenciais, com cérceas semelhantes. Abre para a Rua Serpa Pinto, antiga Rua da Corredoura, uma artéria com pedonal, pavimentada a calçada. Fronteiros, a Igreja de São João Baptista (v. IPA.00006538) e o Club Thomarense / Edifício do Café Paraíso (v. IPA.00024212).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

FÁBRICA DE AZULEJO: Fábrica de Loiça de Sacavém (séc. 20).

Cronologia

Séc. 20, início - construção do edifício; colocação do revestimento de azulejos fabricados na Fábrica de Sacavém; meados - reforma das lojas do piso inferior, surgindo novas modinaturas.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, com interiores rebocados e pintados; revestimento de azulejo industrial; modinaturas, cornijas e cunhais em cantaria de calcário; lambrequins e guardas das sacadas em ferro; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login