Paiol dos Açougues

IPA.00036107
Portugal, Viana do Castelo, Valença, União das freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão
 
Paiol geral construído no séc. 17 / 18, por promoção régia, à prova de bomba, no interior da praça, junto à estrada militar e da gola de um baluarte. Sensivelmente anterior ao Paiol do Campo de Marte (v. ), apresenta estrutura e decoração mais simples, com armazém de planta retangular, interiormente coberto por abóbada de berço, envolvido por alto muro corta-fogo, capeado a cantaria e rasgado na frontaria por portal, em arco, entre pilastras sustentando entablamento. O armazém, contrafortado frontal e posteriormente, tem acesso por porta, de verga reta, rasgada no enfiamento do portal do muro corta-fogo, e conserva o sistema de ventilação com respiradouros em chicana, em todas as faces, não seguindo as orientações da tratadística militar em ambos os casos.
 
Registo visualizado 42 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Armazenamento e logística  Paiol    

Descrição

Planta retangular, correspondendo à célula de armazenamento, envolvido por alto muro corta-fogo. Massa simples com cobertura em telhado de quatro águas, rematados em beirada simples. As fachadas são rebocadas e pintadas de branco, com cunhais em cantaria. A fachada principal surge virada a poente, tendo o muro corta-fogo capeado a cantaria, com cornija em garganta reversa, rasgado por portal central, em arco de volta perfeita, de aduelas em cunha sobre impostas, ladeado por pilastras que suportam entablamento e remate em cornija reta. Junto ao cunhal esquerdo, abre-se uma outra porta, de verga reta, moldurada a cantaria. O edifício possui as fachadas rematadas em friso e cornija, com frestas de arejamento molduradas a cantaria e possuindo, na fachada principal e na posterior, dois contrafortes em esbarro. O acesso ao interior é feito na fachada principal, por portal de verga reta e moldura simples, encimado por várias mísulas de suporte de antigo telheiro. No INTERIOR possui cobertura em abóbada de berço e as frestas de arejamento molduradas a cantaria.

Acessos

Valença, Rua da Oliveira. WGS84 (graus decimais) lat.: 42,031639, long.: -8,645495

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção das Fortificações da Praça de Valença do Minho (v. IPA.00003527)

Enquadramento

Urbano, adossado posteriormente, no interior da praça, junto à antiga estrada militar, em frente da gola do baluarte de São João e tendo nas imediações troço de muralha medieval, com a porta, também medieval, denominada de D. Afonso ou do "Açougue". Na proximidade, erguem-se a escola primária José Rodrigues (v. IPA00024626), o Edifício da Assembleia Valenciana (v. IPA.00023836), a Casa do Marechal Champalimaud de Nussane (v. IPA.00025018), a Cadeia Civil de Valença (v. IPA.00009010), o Edifício da Caixa Geral de Depósitos (v. IPA.00020142)e outros imóveis de interesse arquitetónico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: paiol

Utilização Actual

Cultural e recreativa: instalações de apoio à intervenção arqueológica em curso em Valença

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17, finais - séc.18, início - época provável da construção do Paiol dos Açougues; 1713 - planta da fortaleza de Valença feita por Manuel Pinto de Vilalobos, dando-a como quase concluída, refere o paiol dos Açougues, "Armazem de polvora feito de novo à prova de Bomba, substituindo, apenas em parte, o almazem antigo" (MARGARIDA: 2000, p. 36), situado junto ás Portas do Sol; 1864, dezembro - planta e perfil do paiol do Açougue por Guilherme Inácio Basto, major graduado do Corpo de Engenharia; 1934 - avaliação do paiol dos Açougues em 26.440$00; 1939, 01 junho - carta da Administração Geral do Exército ao Diretor da Arma de Engenharia (3ª Repartição) perguntando se haveria inconveniente para o Ministério de Guerra da entrega do Paiol dos Açougues, então em ruína, e que havia servido de arrecadação de material de Guerra do 8º Grupo de Metralhadoras; 14 setembro - auto de entrega do Paiol dos Açougues ao Ministério das Finanças.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; cunhais, frisos, cornijas, portal, molduras dos vãos, mísulas, capeamento do muro corta-fogo, revestimento dos pilares em cantaria de granito; portas de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

Castro, Alberto Pereira de - A Praça Forte de Valença do Minho. Valença: Câmara Municipal de Valença, 2006; CONCEIÇÃO, Margarida Tavares - «Transformação do espaço urbano: de Duarte de Armas a Champalimaud de Nussane». In Monumentos. Lisboa: DGEMN, 2000, n.º 12, pp. 33-39; Fontes, L., Pereira, B. - Fortaleza de Valença - Guia. Valença: Câmara Municipal de Valença, 2015; Neves, Manuel Augusto Pinto - Valença na História e na Lenda. Braga: Câmara Municipal de Valença, 1990, p. 54; Neves, Manuel Augusto Pinto - Valença - Entre a história e o Sonho. Valença: Rotary Club de Valença, 2003, pp. 282-284; FONTES, Luís, PEREIRA, Belisa - «Paiol do Açougue». Valença: texto policopiado cedido pela Câmara Municipal, 2017; Valla, Margarida - «A estrutura urbana: da "Bastide" do século XIII à "Praça Forte" seiscentista». In Monumentos. Lisboa: DGEMN, 2000, n.º 12, pp. 25-31.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DRMN; Direção de Infraestruturas do Exército: GEAEM, SIDCarta

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DRMN; Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho; Câmara Municipal de Valença

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DRMN

Intervenção Realizada

DGEMN: 1958 - restauro do paiol; 1960 - obras de restauro e conservação do paiol; 1961 - restauro e conservação do paiol; 1998 - conservação, beneficiação e revitalização do paiol do Açougue, com apoio da Câmara Municipal de Valença, para instalação de espaço museológico; 1999 - obras de conservação e restauro do paiol para albergar espaço museológico.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login