Castro de São Caetano

IPA.00003610
Portugal, Viana do Castelo, Monção, Longos Vales
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico com ocupação romana. Povoado fortificado / castro com três linhas de muralhas. Suporte para poste de sustentação de cobertura de habitação; fossa detrítica cavada no saibro; gravuras num bloco de afloramento.
Número IPA Antigo: PT011604110008
 
Registo visualizado 360 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

Povoado fortificado defendido por 3 linhas de muralhas circundando o povoado e construídas com silhares assentes em seco, em aparelho irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda. As intervenções realizadas permitiram exumar construções em aparelho irregular, seja de planta circular, com ou sem vestíbulo, seja de planta quadrangular, sendo a estruturas habitacional integrada por várias destas construções, abertas para um pátio lajeado e definida por um muro, formando um quarteirão. Na parte superior do povoado, próximo da Capela de São Caetano e adossado à 2ª linha de muralha, um bloco de afloramento apresenta gravados motivos serpentiformes, fossetes, uma ferradura e um quadrilátero interiomente preenchido com reticulado.

Acessos

Lugar do Outeiro, estradão de acesso ao Santuário de São Caetano a partir do Km 6 da EM Monção - Merufe. VWGS84 (graus decimais) lat.: 42,040588; long.: -8,443835

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto nº 735/74, DG, 1.ª série, n.º 297 de 21 dezembro 1974

Enquadramento

Rural, isolado, outeiro proeminente sobranceiro ao Ribeiro de Silvas, coberto com vegetação rasteira e pinhal.

Descrição Complementar

O espólio desta estação é constituído por fragmentos de cerâmica comum, da Idade do Ferro e romana, cerâmica de importação romana, ânfora, "tegula", "imbrex", mós manuárias rotativas, elementos numismáticos, artefactos metálicos (ferramentas artesanais, alfaias agrícolas e armas), fíbulas em bronze tipo Anular, objectos de adorno vítreos, elementos arquitectónicos.

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Bronze Final - primeira ocupação; séc. I - ocupação romana; 2007 - aprovação do projecto de recuperação do castro, orçado em cerca de 450 mil euros, o qual será comparticipado pelo Estado e pela Autarquia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Muralhas e construções em granito; cobertura das construções com materiais perecíveis e com "tegula" e "imbrex"; pavimentos das construções em terra batida e saibro; páteo pavimentado com lajes graníticas.

Bibliografia

VASCONCELLOS, José Leite de, Notícias várias, O Archeologo Português, 7, Lisboa, 1902, pp. 287 - 288; VIANA, Abel e NEVES, Leandro Quintas, Nota sobre o Castro de S. Caetano (Longosvales - Monção), I Congresso Nacional de Arqueologia (Lisboa, 1958), 1, Lisboa, 1959, pp. 389 - 396; MARQUES, José A. T. Maia, Trabalhos arqueológicos no Castro de S. Caetano (Longos Vales - Monção) 1988 - 1989, Revista de Ciências Históricas, 6, Porto, 1991, pp. 25 - 53; Governo aprovou requalificação do Castro de São Caetano, Diário do Minho, 4 Fevereiro 2007; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71152 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1987 / 1989 - escavação arqueológica de responsabilidade de José A. T. Maia Marques.

Observações

Dof.: ... abrangendo os perímetros das três mura lhas. Espólio depositado no Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior de Santiago, em Braga, na Junta de Freguesia de Longos Vales, Monção, e no Instituto de Arqueologia da Universidade Portucalense, no Porto.

Autor e Data

Paulo Dordio e Paulo Amaral 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login