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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Estação ferroviária
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Descrição
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Edifício de passageiros (EP), sem outros vestígios complementares da antiga paisagem ferroviária. Possui planta retangular, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas beirada simples, sobreposta por chaminé no ângulo nordeste. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com faixa, cunhais e remates de massa, a principal, virada a nascente. A fachada posterior, que inicialmente se virava à linha, é rasgada por portal entre janelas de peitoril, todos de arco abatido, com verga de cantaria e fecho relevado, surgindo sobre o portal toponímia em relevo. As fachadas laterais terminam em empena, apresentando ao centro toponímia relevada. No INTERIOR, o espaço estava dividido entre áreas de habitação e de serviço. |
Acessos
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Soutelo de Aguiar, Parada de Aguiar, EN 2; Rua Comendador Francisco Pereira; Linha do Corgo - Ponto quilométrico 50,443 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,469084, long.: -7,659670 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Peri-urbano, isolado, no exterior da povoação. O edifício é envolvido por passeio com pavimento cerâmico e a antiga via férrea está transformada em ecopista. A norte existe pequeno espaço verde com várias mesas e bancos, de madeira. |
Descrição Complementar
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Nas fachadas laterais e na posterior, existe a toponímica da estação relevada: "PARADA DE AGUIAR". |
Utilização Inicial
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Transportes: estação ferroviária |
Utilização Actual
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Devoluto |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003) |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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1905, 14 setembro - portaria aprova o projeto para o troço entre o Ribeiro de Varges e a Estação de Pedras Salgadas, onde se planeava a construção de três estações, sendo uma delas a de Parada; 1907, 15 julho - inauguração do troço entre Vila Real e Pedras Salgadas, com 36,200 km, onde se integra a estação de Parada, pertencente à linha do Vale do Corgo, desenvolvida entre Régua e Chaves, no vale profundo do rio Corgo, afluente do rio Douro e seguindo a sua margem direita, com via estreita (bitola métrica) e uma extensão total de 96 quilómetros; 1933 - a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, que explorava a linha, instala um sistema de canalização de água a partir do Túnel de Parada, de modo a abastecer a toma de água desta estação; 1990, 01 janeiro - encerramento do troço da linha férrea entre Vila Real e Chaves; 2008, 16 agosto - inauguração do troço da ecopista entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, desenvolvida sobre a antiga linha férrea do Corgo. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes autónomas. |
Materiais
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Estrutura rebocada e pintada; faixa, cunhais e remate em massa; peitoril e verga dos vãos em cantaria de granito aparente; caixilharia de madeira; vidros simples nas janelas; cobertura de telha. |
Bibliografia
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TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 fevereiro 1958, n.º 70, p. 94; TORRES, Carlos Manitto - «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Março 1958, n.º 71, p. 134; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 Outubro 1956, n.º 69, p. 529. |
Documentação Gráfica
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Fotográfica
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DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Administrativa
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital |
Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Armando Oliveira 2019 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal) |
Actualização
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