Casa Garrida

IPA.00003606
Portugal, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arca e Ponte de Lima
 
Casa nobre rococó planimetricamente inserido na tipologia das casas que integram capela no frontespício, na variante em que esta surge no extremo, tratada de modo independente. Capela ligada à casa por pequeno corpo que acaba por receber a sineira. Frontespício da capela, e da casa (especialmente sobre a verga das janelas do andar nobre) com decoração de grande exuberância. Esta última caracteriza-se ainda pela regularidade de fenestração.
Número IPA Antigo: PT011607350031
 
Registo visualizado 203 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular irregular, composta por 3 corpos, um deles uma capela. Volumes articuladas com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 4 águas. Frontespício constituído pelos 3 corpos, correspondendo o da esquerda ao solar, de 2 pisos separados por friso, com pilastras nos cunhais apoiando alta cornija; fenestração regular, tendo no 1º piso 4 janelas centradas por 2 portas, de verga recta encimadas por decoração floral; no 2º, 6 janelas de sacada, sobre modilhões, de verga recta encimadas por conjunto escultórico formado de festões, cartela e concha. À esquerda e sensivelmente recuado, pequeno corpo com colunata ao nível do 2º piso, estabelece a ligação com a capela, de planta rectangular, precedida por escada de 1 lanço e 2 braços. Frontespício com pilastras nos cunhais coroadas por pináculos e terminando em frontão interrompido; portal enquadrado por estrutura de cantaria com cornija encimada por pequenos pináculos ladeando janela facetada sobrepujada por pedra de armas. Pequena sineira sobre o corpo da colunata.

Acessos

Ponte de Lima, estrada Ponte de Lima - Ponte da Barca, Rua do Arrabalde. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,771309; long.: -8,5796

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano. Ergue-se à entrada da vila de Ponte de Lima, junto à estrada, sobre a qual se implanta sobranceiramente, e entre o arvoredo da quinta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, último quartel - época provável da sua construção; 1970 - comprada em licitação por Manuel Gonçalves, pela quantia de 1.255.000$00, pondo assim termo às negociações particulares ordenadas no inventário que se procedeu por morte do anterior proprietário, o poeta António Silva Gouveia Vieira Lisboa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, betão. Cobertura de telha.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Alto Minho, Lisboa, 1987; ALMEIDA, José Alberto Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988; AURORA, Conde d', Roteiro da Ribeira Lima, Porto, 1959; MESQUITA, António Pedro Pinto de, LIMA, Alfredo Viana de, Casa Garrida, Recuperação e Nova Implatação, s.l., 1973; SOUSA, A. de Castro e, A Casa Garrida in Diário de Notícias, Lisboa, 5 Mar. 1973.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DREMN

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID; Matriz predial nº10 792 e artigos 394º urbano e 71º rústico

Intervenção Realizada

1989 - Beneficiação das caixilharias exteriores do rés-do-chão.

Observações

O Arquitecto Viana de Lima elaborou projecto de recuperação da fachada e para a sua implantação na freguesia de Requião nas proximidades da estrada que liga Vila Nova de Famalicão a Guimarães, o qual nunca se chegou a concretizar.

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login