Casa do Cruzeiro, Capela e Portão

IPA.00003603
Portugal, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arca e Ponte de Lima
 
Casa nobre barroca e neoclássica de planimetria e volumetria irregular em estilo barroco e neoclássico. Caracteriza-se pela sobriedade e singeleza de linhas, sobressaindo apenas o frontespício, com um ritmo crescente de linhas horizontais desde a cornija do muro ao do frontão da capela e o friso que divide o 2º do 3º piso do corpo habitacional.
Número IPA Antigo: PT011607020037
 
Registo visualizado 351 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Casa de planta irregular, composta por vários corpos volumetricamente articulados e adaptados aos desníveis do terreno. Coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 4 águas. Frontespício formado por corpo à esquerda, de 3 pisos separados por friso, com pilastras nos cunhais, tendo no 1º. piso porta de verga recta ladeada por 2 janelas gradeadas emolduradas; no 2º., 2 janelas de sacada e cornija saliente e no 3º., 2 janelas de guilhotina com cornija saliente. À direita avança perpendicularmente muro suportando jardim de buxos, em cota mais elevada, e à esquerda adossa-se a capela, de planta rectangular e frontespício coroado por frontão triangular e com pináculos sobre as pilastras dos cunhais; é rasgado por portal de verga recta e cornija saliente, ladeado por 2 janelas e encimado por 1 outra, de avental e arco pleno interrompendo a cornija do frontão. Encosta-se pano de muro com merlões chanfrados, com pequena porta moldurada e portão, de verga recta, ladeado por pilastras coroadas por pináculos e encimado por frontão contra-curvado com pedra de armas. Entrando no pátio interior deparamos com corpo estreito, de 3 pisos, encostado à capela e, mais recuado, 1 outro, mais largo, também de 3 pisos e com escada de 1 braço, com bolas sobre socos no parapeito, dando acesso ao 2º piso; é rasgado por portal de verga recta e janelas de guilhotina. Inferiormente pequeno lago quadrangular com bica numa carranca. As outras 2 fachadas são mais ou menos irregulares, com 3 pisos e a que fica perto do jardim tem relógio de sol no cunhal e pequeno azulejo com inscrição "Antonis Fecit". Perto fica tanque quadrado com pequeno nicho.

Acessos

Arca, Rua do Cruzeiro. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,765636; long.: -8,575276

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983

Enquadramento

Rural, implantação harmónica. Ergue-se ao fundo de uma alameda bastante espaçosa, que parte da estrada camarária, com um cruzeiro, que parece estar na origem do nome da casa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - data provável da construção do corpo com escadaria; 1808 - pertencia a António de Couros Carneiro de Vasconcelos Souto Maios, Fidalgo da casa Real e capitão Mor das ordenanças de Ponte de Lima, transitando depois para a sua filha Maria Clara de Couros Carneiro de Vasconcelos; posteriormente, por sucessão passou para D. Francisca Coelho de Castro Vilas Boas de Queiroz e depois para Dr. Francisco Teixeira de Queiroz; 1867 - data do espigueiro; 1894 - data do nicho no muro de suporte do jardim de buxos; séc. 20 - há alguns anos ardeu parte da casa voltada para o jardim, tendo então os proprietários adquirido arcadas para a refazer, mas que depois não chegaram a montar.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos e outros elementos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; painel de azulejos; cobertura de telha.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1969.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

O actual aspecto do imóvel resultou de várias campanhas de obras: a 1ª, possivelmente ainda no séc. XVII, com a construção do núcleo central, com escadaria dando para o andar nobre, a capela e o portão; a 2ª, no séc. 19, com o corpo encostado à capela dando para o exterior e outros mais recuados e junto ao jardim de buxos, assinaladas com a inscrição "António Fecit", referindo-se certamente a António de Couros Carneiro de Vasconcelos Souto Maior. Parece não se ter ainda encontrado explicação para as armas da família galega Loriga surgirem aplicadas sobre o portão da quinta.

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login