Apeadeiro Ferroviário de Rebordãos

IPA.00035981
Portugal, Bragança, Bragança, Rebordãos
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído no séc. 20, conservando duas casas de habitação de pessoal, de características distintas. Insere-se na tipologia dos apeadeiros em que a casa do guarda de passagem de nível serve simultaneamente de abrigo aos passageiros, tal como acontece nos apeadeiros de Vilar de Ledra (v. IPA.00035930), Remisquedo (v. IPA.00035979), Salselas (v. IPA.00035970) e Castelãos (v. IPA.00035969), construídos na mesma linha. Apresenta planta retangular e pequena dimensão, com as fachadas de um piso, a principal virada à linha, rasgada por portal entre janelas retilíneas e com alpendre apoiado em pilares de madeira, e as laterais terminadas em aba corrida, com placas toponímicas. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

Conjunto constituído por duas casas de habitação de pessoal, a principal, junto à gare. pessoal junto à gare, apresentando a paisagem ferroviária ainda alguns vestígios complementares, tais como a plataforma de embarque. A CASA DE HABITAÇÃO principal tem planta retangular composta por corpo principal e arrecadação adossada à fachada lateral direita, com coberturas diferenciadas em telhados de duas e uma água, respetivamente, em telha marselha, integrando ainda uma chaminé e prolongando-se para o lado da plataforma. As fachadas são de um piso, rebocadas e pintadas de branco, terminadas em aba corrida de madeira, assentes em mísulas do mesmo material. A fachada principal surge virada a nascente, para a plataforma, rasgada por porta de verga reta entre duas janelas de peitoril, gradeadas, protegido por alpendre frontal sobre pilares de madeira. As fachadas laterais apresentam toponímias em relevo, pintadas de preto, e ainda placas de identificação do quilómetro a que se localizava a passagem de nível. O INTERIOR, que servia de habitação para o pessoal de serviço, organizava-se em sala, quartos, cozinha, instalações sanitárias e arrecadação.

Acessos

Rebordãos, EN 15; A 4; Linha do Tua - Ponto quilométrico 122,166 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,741853; long.: -6,814627

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, no limite exterior da povoação e junto á estrada nacional.

Descrição Complementar

As fachadas laterais possuem uma cartela com a inscrição "REBORDÃOS" e uma outra com "P. N. / Q 122.166".

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1906, 31 dezembro - inauguração do troço da Linha do Tua, onde se integra o apeadeiro; 1992, 15 outubro - encerramento do troço da linha pelos Caminhos de Ferro Portugueses.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cartelas em cantaria; grades de ferro; cobertura de telha marselha.

Bibliografia

«Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, p. 529.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2018 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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