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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Apeadeiro ferroviário
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Descrição
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Conjunto constituído por duas casas de habitação de pessoal, a principal, junto à gare. pessoal junto à gare, apresentando a paisagem ferroviária ainda alguns vestígios complementares, tais como a plataforma de embarque. A CASA DE HABITAÇÃO principal tem planta retangular composta por corpo principal e arrecadação adossada à fachada lateral direita, com coberturas diferenciadas em telhados de duas e uma água, respetivamente, em telha marselha, integrando ainda uma chaminé e prolongando-se para o lado da plataforma. As fachadas são de um piso, rebocadas e pintadas de branco, terminadas em aba corrida de madeira, assentes em mísulas do mesmo material. A fachada principal surge virada a nascente, para a plataforma, rasgada por porta de verga reta entre duas janelas de peitoril, gradeadas, protegido por alpendre frontal sobre pilares de madeira. As fachadas laterais apresentam toponímias em relevo, pintadas de preto, e ainda placas de identificação do quilómetro a que se localizava a passagem de nível. O INTERIOR, que servia de habitação para o pessoal de serviço, organizava-se em sala, quartos, cozinha, instalações sanitárias e arrecadação. |
Acessos
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Rebordãos, EN 15; A 4; Linha do Tua - Ponto quilométrico 122,166 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,741853; long.: -6,814627 |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Peri-urbano, isolado, no limite exterior da povoação e junto á estrada nacional. |
Descrição Complementar
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As fachadas laterais possuem uma cartela com a inscrição "REBORDÃOS" e uma outra com "P. N. / Q 122.166". |
Utilização Inicial
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Transportes: apeadeiro ferroviário |
Utilização Actual
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Devoluto |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003) |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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1906, 31 dezembro - inauguração do troço da Linha do Tua, onde se integra o apeadeiro; 1992, 15 outubro - encerramento do troço da linha pelos Caminhos de Ferro Portugueses. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Estrutura rebocada e pintada; cartelas em cantaria; grades de ferro; cobertura de telha marselha. |
Bibliografia
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«Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, p. 529. |
Documentação Gráfica
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Fotográfica
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DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt) |
Documentação Administrativa
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Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital |
Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Armando Oliveira 2018 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal) |
Actualização
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