Apeadeiro ferroviário de Remisquedo

IPA.00035979
Portugal, Bragança, Bragança, Mós
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído na década de 30 do séc. 20, conservando a casa de habitação de pessoal, de planta retangular e pequena dimensão, composta interiormente apenas por uma cozinha, assinalada pele chaminé, e por um quarto, com as fachadas de um piso. A fachada principal termina em empena e é rasgada por portal de verga abatida, moldurada a cantaria, e as laterais em longa aba corrida, a direita virada à plataforma e formando alpendre para abrigo dos passageiros, e a esquerda adulterada pela construção de corpo sob ela. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

Apeadeiro composto por casa de habitação de pessoal junto à gare, apresentando a paisagem ferroviária ainda alguns vestígios complementares, tais como a plataforma de embarque e o abrigo da Guarda de Passagem de Nível (PN). A CASA DE HABITAÇÃO tem planta retangular, com corpo adossado à fachada lateral esquerda, e cobertura homogénea, em telhados de duas águas, em telha marselha, integrando uma chaminé e prolongando-se para o lado da plataforma. As fachadas são de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com o reboco a destacar. A fachada principal surge virada a sudoeste, terminada em empena e rasgada por porta central de verga abatida, com moldura com recorte lateral e fecho saliente, encimada por placa toponímica metálica, pintada, e cartela superior desnuda; junto ao cunhal direito tem ainda placa de identificação do quilómetro a que se localizava a passagem de nível. O corpo adossado à fachada lateral esquerda, no mesmo alinhamento, é rasgado por porta de verga reta e possui chaminé no ângulo. A sudeste, a cobertura prolonga-se para o lado da plataforma, formando alpendre para abrigar os passageiros, apoiado em pilares de madeira. INTERIOR com o espaço dividido em duas áreas, a cozinha e o quarto (zona de repouso para funcionários).

Acessos

Mós, EN 15; A 4; Linha do Tua - Ponto quilométrico 119,960 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,723840; long.: -6,816439

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, junto à estrada nacional. Nas imediações, implanta-se uma ponte ferroviária, disposta a jusante no canal ferroviário.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1906, 31 dezembro - inauguração do troço da linha do Tua entre Rossas e Bragança; 1933 - a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro aqui instala uma paragem com uma gare e um alpendre, junto à casa do guarda da passagem de nível, para abrigar os passageiros; 1992, 15 outubro - encerrado ao tráfego o troço da ferroviário entre Mirandela e Bragança.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria mista de xisto e de tijolo, rebocada e pintada; soco, molduras do vão e cartela em cantaria de granito; estrutura do alpendre em madeira; cobertura de telha marselha.

Bibliografia

«Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, p. 529.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2018 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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