Estação Ferroviária de Sortes

IPA.00035978
Portugal, Bragança, Bragança, Sortes
 
Estação ferroviária da Linha do Tua, construída no início do séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros (EP), as instalações sanitárias públicas e o cais coberto. O edifício de passageiros, de tipologia igual à Estação Ferroviária de Salsas (v. IPA.00035977), tem planta retangular e fachadas de um piso, com soco de cantaria, remate em cornija e vãos de verga abatida, com moldura recortada lateralmente e fecho saliente, abrindo-se na fachada principal portais e janela ventral e na posterior a portais. O espaço interior divide-se em zona destinada à habitação do chefe de estação e à área de serviço e do público. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre a estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

Conjunto composto por edifício de passageiros (EP), instalações sanitárias públicas e cais coberto, apresentando ainda a paisagem ferroviária o cais alteado para cargas/descargas e a plataforma de embarque. O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta retangular, com cobertura em telhado de quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachadas de um piso, em alvenaria de pedra aparente e juntas tomadas de argamassa recente, com soco de cantaria e remate em cornija de betão. A fachada principal e a posterior são rasgadas por três vãos de arco abatido, com moldura em cantaria, de recorte lateral e fecho saliente. A fachada principal surge virada a nascente, correspondendo os vãos a duas portas laterais enquadrando janela de peitoril central, e, na fachada posterior, virada à linha, a portais. As fachadas laterais, em empena reta são cegas. No INTERIOR o espaço estava dividido entre áreas de serviço e sala de espera e ainda a habitação do chefe de estação.

Acessos

Sortes, EN 15; A 4; Linha do Tua - Ponto quilométrico 117,045 (PK). WGS84 (graus decimais): lat.: 41,703793, long.: -6,828627

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, a sul da povoação e no exterior da mesma, enquadrado por campos de cultivo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1906, 31 dezembro - inauguração do troço da linha do Tua entre Rossas e Bragança, na sequência da qual se deve ter construído a estação; 1965, 14 janeiro - projeto para construção de instalações sanitárias num corpo adossado ao edifício de passageiros, atualmente inexistentes; 1992, 15 outubro - encerrado ao tráfego o troço da ferroviário entre Mirandela e Bragança.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito aparente; soco e molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharias de alumínio; cobertura de telha.

Bibliografia

«O que se fez em Caminhos de Ferro no ano de 1939». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 01 janeiro 1940, ano n.º 52, p. 39; «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, p. 529.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); Câmara Municipal de Lisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Companhia Nacional de Caminhos de Ferro: 1939 - obras de restauro na estação.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2018 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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