Igreja Paroquial de Pedregais / Igreja do Divino Salvador

IPA.00035973
Portugal, Braga, Vila Verde, União das freguesias da Ribeira do Neiva
 
Igreja paroquial de fundação medieval e remodelada no séc. 16, conforme aponta a modinatura do portal axial, em arco de volta perfeita e aduelas largas sobre os pés direitos. As fachadas laterais terminadas em cornija sobre mísulas e os sarcófagos do adro apontam para a sua construção medieval.
 
Registo visualizado 80 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia e à posterior campanário. Volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia, na continuidade da capela-mor, rematados em beirada simples. Fachadas em cantaria aparente, a principal virada a poente, terminada em empena truncada por campanário de dupla ventada, atualmente desnudos, terminado em empena. A fachada é rasgada por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas, possuindo superiormente sulcos côncavos do antigo acionamento dos sinos. As fachadas laterais terminam em cornija, assente em mísulas, algumas decoradas; na lateral esquerda, a sacristia é rasgada, a poente, por porta de verga reta; na fachada oposta, a nave é rasgada por porta travessa de verga reta, pequeno vão tipo fresta e janela, de topos curvos, enquadrado por aduelas de antiga porta travessa em arco, e, a capela-mor por janela de capialço.

Acessos

Pedregais, Rua da Igreja. WGS (graus decimais): lat.: 41,700310, long.: -8,478332

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, integrado em adro retangular, pavimentado a paralelos e delimitado por muro. O portal axial é precedido por dois degraus e junto à fachada lateral esquerda existem dois sarcófagos. Em frente da igreja desenvolvendo-se o cemitério paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Época medieval / séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - provável construção de um primitivo templo; 1548 - data do Tombo da igreja; 1584 - 1911 - data dos fundos de arquivo da Paróquia de Pedregais; 1748 - Pedregais é aldeia e paróquia do termo do concelho de Portela de Penela, na comarca de Barcelos; consta de 85 fogos, a igreja tem o orago de Salvador e o pároco é abade apresentado pelo conde Almirante, tendo de côngrua 350$000; 1855, 24 outubro - extinção do concelho de Penela do Minho ou, Portela de Penela, como anteriormente se designava, passando a integrar o de Vila Verde; 2013 - no âmbito da reforma administrativa as freguesias de Duas Igrejas, Rio Mau, Goães, Godinhaços, Azões e Portela das Cabras passam a formar uma nova freguesia denominada União de Freguesias da Ribeira do Neiva; 2016, 11 fevereiro - requerimento de classificação da Igreja de Pedregais da Câmara Municipal de Vila Verde; 09 agosto - a DRC do Norte propõe o arquivamento do processo de classificação, atendendo às alterações profundas que reduziram muito o valor arquitetónico e artístico do imóvel; 2018, 01 junho - despacho da diretora-geral da DGPC a determinar o arquivamento do pedido de abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional; 05 julho - dá-se conhecimento do despacho à Câmara Municipal de Vila Verde, informando que, por ser da Igreja Católica, não pode ser classificada como de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2018

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login