Casal de Sant'Ana / Casal Saloio

IPA.00035950
Portugal, Lisboa, Odivelas, União das freguesias de Ramada e Caneças
 
Casa de habitação unifamiliar, projetada e construída na primeira metade do século 20 pelo ator Vasco Santana, segundo características que se podem filiar na "casa portuguesa" proposta por Raul Lino, pequeno chalet de planta poligonal, composta pela articulação escalonada de, no caso, dois corpos retangulares de dois pisos, marcada pela existência de águas furtadas, visíveis do exterior por trapeiras, com floreiras, alpendres telhados a anteceder as portas de acesso ao interior. Fachadas rebocadas e pintadas a "sangue de boi", com cornija continuada pintada a branco, vãos retilíneos com molduras de cantaria simples e protegidos por portadas de madeira pintadas de branco. Coberturas telhadas a duas, três e quatro águas.
 
Registo visualizado 185 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Chalet  

Descrição

Planta poligonal, composta pela articulação escalonada de dois corpos retangulares de dois pisos, sendo o segundo piso do retangulo maior umas águas furtadas e o retangulo menor em formato de pequena torre de dois pisos. Fachadas rebocadas e pintadas a "sangue de boi", com cornija continuada pintada a branco, vãos retilíneos com molduras de cantaria simples e protegidos por portadas de madeira pintadas de branco. Coberturas telhadas a duas, três e quatro águas. Fachada principal orientada a norte, antecedida por um pequno alpendre telhado, sobre o qual se vislumbram duas trapeiras servidas de floreiras. A janela do torreão é também servida de floreira. Nas traseiras existe outro alpendre telhado de serventia ás áreas de serviço. Toda a propriedade é morada por um muro alto branco.

Acessos

Rua Bento de Jesus Caraça, Ramada. WGS (graus decimais): lat. 38,805785, long. -9,193367

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano. Isolado, a meia encosta, inserido no casario desordenado da povoação da Ramada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residêncial: chalet / vivenda

Utilização Actual

Residêncial: chalet / vivenda

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Vasco Santana

Cronologia

Séc. 20 - edificação segundo o traço do ator Vasco Santana (1898 - 1958), que aí mora; 1958, 13 junho - morre, nesta casa, Vasco Santana, que se encontrava a restabelecer-se de uma operação ao fígado; 2007, 09 maio - deliberação da autarquia para a sua classificação como imóvel de Interesse Municipal; 2009, 17 agosto - despacho do diretor do IGESPAR, I.P., em concordância com a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, encerrando o procedimento de classificação de nível nacional, por não ter valor nacional; 2010, 13 outubro - deliberação da Câmara Municipal de Odivelas a aprovar a classificação como imóvel de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Cantaria calcária, alvenaria de tijolo, telha, vidro, madeira, estrutura em betão.

Bibliografia

www.cm-odivelas.pt (acedido em fevereiro 2018)

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2018

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login