Edifício na Rua São João da Mata, n.º 17 a 23

IPA.00035948
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela
 
Edifício de habitação multifamiliar construído no início do século 19, coevo da expansão urbana da malha onde se insere. Apresenta uma planta poligonal, quadrangular, a que acresce, nas traseiras, um outro corpo, perfazendo um L para o logradouro. Fachadas rebocadas e pintadas a amarelo, rasgadas por vão retilíneos com molduras de cantaria, sendo a principal revestida a azulejo desta cor, com cercadura de motivos neoclássicos a castanho, que enquadram o recorte das cantarias dos vãos. Apesar de construído em inícios de Oitocentos e do revestimento azulejar ser inicial, este tipo de decoração de fachadas só se vulgarizou a partir de meados do século, pelo que se pensa que este poderá ter sido dos primeiros prédio de rendimento de fachada revestida a azulejo na capital. Coberturas telhadas a duas águas sendo a três na perna do L. Fachada principal orientada a ocidente, com quatro pisos, que se desenvolvem em três panos divididos por cunhais de cantaria, apresenta platibanda saliente. Primeiro piso revestido a pedra aparente, é rasgado por por quatro vãos de verga reta inscritos em arcos de volta perfeita e pedra de feixo saliente, sendo um vão no primeiro pano, dois no segundo e um no terceiro, os primeiro e terceiro reportam a estabelecimentos comerciais, o segundo de acesso aos fogos, e o quarto de entrada e saída de viaturas. O ritmo de vão é mantido por toda a fachada, sendo que nos segundo, terceiro e quarto pisos, estes constituem janelas de sacada servidas de guardas em ferro forjado pintado a verde. No segundo piso todas as janelas apresentam molduras decoradas e balaustrada independente sobre mísula pétrea, so segundo as molduras são simples e todos os vãos continual a ter balaustradas independentes e no quarto a balaustrada é única para toda a fachada. Interiormente a distribuição destes assegura os espaços de convívio para a frente e os mais reservados para trás, sendo que as cozinhas ficam inscaladas na área saliente sobre o saguão. O segundo piso alberga o andar nobre, sendo o destaque interior conserguido pela decoração mural em tromp l'oeil dos tetos das suas salas sociais.
 
Registo visualizado 154 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Planta poligonal, quadrangular, a que acresce, nas traseiras, um outro corpo, perfazendo um L. Fachadas rebocadas e pintadas a amarelo, rasgadas por vão retilíneos com molduras de cantaria, sendo a principal revestida a azulejo desta cor. Coberturas telhadas a duas águas sendo a três na perna do L. Fachada principal orientada a ocidente, com quatro pisos, que se desenvolvem em três panos divididos por cunhais de cantaria, apresenta platibanda saliente. Primeiro piso revestido a pedra aparente, é rasgado por por quatro vãos de verga reta inscritos em arcos de volta perfeita e pedra de feixo saliente, sendo um vão no primeiro pano, dois no segundo e um no terceiro, os primeiro e terceiro reportam a estabelecimentos comerciais, o segundo de acesso aos fogos, e o quarto de entrada e saída de viaturas. O ritmo de vão é mantido por toda a fachada, sendo que nos segundo, terceiro e quarto pisos, estes constituem janelas de sacada servidas de guardas em ferro forjado pintado a verde. No segundo piso todas as janelas apresentam molduras decoradas e balaustrada independente sobre mísula pétrea, so segundo as molduras são simples e todos os vãos continual a ter balaustradas independentes e no quarto a balaustrada é única para toda a fachada. Fachadas laterais adossadas aos edifícios contíguos. Fachada posterior com janelas de peitoril quadrangulares e moldura de cantaria simples. Tem saguão fechado por muro. INTERIOR: acede-se ao interior do imóvel através do segundo vão da fachada principal (o número 19), onde um pequeno átrio serve uma escadaria de acesso ao segundo piso, a partir daqui uma escada de degraus de madeira e guarda de ferro forjado pintado de verde serve os restantes fogos. Interiormente a distribuição destes assegura os espaços de convívio para a frente e os mais reservados para trás, sendo que as cozinhas ficam inscaladas na área saliente sobre o saguão. O segundo piso alberga o andar nobre, sendo o destaque interior conserguido pela decoração mural dos tetos das suas salas sociais.

Acessos

Rua São João da Mata, n.ºs 17 a 23. WGS (graus decimais): lat. 38,707167, long. -9,158655

Protecção

Categoria: IIM - Imóvel de Interesse Municipal, Edital n.º 21/2014, Boletim Municipal n.º 1051, 2.ºsuplemento de 10 abril 2014

Enquadramento

Urbano, adossado. Insere-se na malha urbana, no início da encosta que sobe da Igreja Paroquial de Santos-o-Velho (IPA.00002519) em direção à Basílica da Estrela (IPA.00010613)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residendial: edifício multifamiliar

Utilização Actual

Residencial: edifício multifamiliar / Educativa: jardim de infância / creche

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19, inícios - construção do imóvel, coeva da urbanização da colina que de santos sobre à Estrela; finais - é pertença da viscondessa de Leceia; 1974 - o piso nobre passa a estar ocuipado pela creche e jardim de infância da Apros - Associação de Educação e Promoção Social de Santos; 2013, 12 março - Despacho da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa a determinar a abertura do procedimento de classificação como de Imóvel Municipal; 23 maio - é publicado no Boletim Municipal n.º 1005 o Edital n.º 24/2013 da autarquia lisboeta classificando o imóvel; 04 dezembro a diretora-geral da DGPC determina o arquivamento do procedimento de âmbito nacional; 2014, 04 abril - Edital n.º 21/2014 da autarquia, publicado no Boletim Municipal n.º 1051 (2.º Suplemento) de 10 de abril determinando a classificação concelhia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Cantaria calcária, madeira, azulejo, vidro, alvenaria de tijolo, telha, soalho hidraulico

Bibliografia

www.patrimoniocultural.gov.pt (acedido em fevereiro 2018); www.cm-lisboa.pt (acedido em fevereiro 2018)

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2018

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login