Apeadeiro Ferroviário de Vilar de Ledra

IPA.00035930
Portugal, Bragança, Mirandela, Carvalhais
 
Apeadeiro ferroviário da Linha do Tua, construído no séc. 20, conservando a casa de habitação de pessoal, de planta retangular e pequena dimensão, com as fachadas de um piso. A fachada principal, virada à linha, termina em empena e é rasgada por portal de verga abatida, e as laterais terminam em aba corrida, abrindo-se na esquerda vão em meia lua e adossando-se à oposta alta chaminé, ambas com toponímias. A ligação ferroviária era feita em via estreita (bitola métrica) entre estação do Tua (Linha do Douro) e a estação de Bragança, numa extensão total de 134 quilómetros.
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Apeadeiro ferroviário  

Descrição

Casa de habitação de pessoal junto à gare, apresentando a paisagem ferroviária ainda alguns vestígios complementares, tais como a plataforma de embarque em terra batida e sustentada por guia em alvenaria e ainda alguns marcos quilométricos no canal ferroviário. A CASA DE HABITAÇÃO tem planta retangular e cobertura homogénea em telhados de duas águas. As fachadas são de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com o reboco a destacar. A fachada principal surge virada a noroeste, para a plataforma, terminada em empena e rasgada por porta central de verga abatida, com moldura de alvenaria rebocada, apresentando ainda vestígios de antigo alpendre frontal. As fachadas laterais terminam em aba corrida, assente em mísulas de madeira, abrindo-se na esquerda vão em meia lua, encimada por cartela com toponímica, e tendo a direita chaminé de corpo saliente, sobreposta por cartela com toponímica. INTERIOR com o espaço dividido em duas áreas, a cozinha e o quarto (zona de repouso para funcionários).

Acessos

Carvalhais, Vilar de Ledra; EN 15; A 4; Linha do Tua - Ponto quilométrico 61,142 (PK). WGS84 (graus decimais) lat.: 41,513598; long.: -7,12941741

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, inserido num dos bairros da povoação.

Descrição Complementar

As fachadas laterais possuem cartela com a inscrição "VILAR DE LEDRA".

Utilização Inicial

Transportes: apeadeiro ferroviário

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Infraestruturas de Portugal (conforme do artigo 6º, nº 2 e 5, e artigo 11º, n.º 1, ambos do DL 91/2015, e com a regras definidas pelo regime jurídico do Domínio Público Ferroviário que constam do DL 276/2003)

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1905, 05 agosto - inauguração da Linha do Tua, onde se integra o apeadeiro; 1992, 15 outubro - encerramento do troço da linha pelos Caminhos de Ferro Portugueses.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria mista e de tijolo, rebocada e pintada; cartelas em cantaria; porta e caixilharia de madeira; cobertura de telha marselha.

Bibliografia

«Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão». In Gazeta dos Caminhos de Ferro. 16 outubro 1956, n.º 69, p. 529.

Documentação Gráfica

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt)

Documentação Administrativa

Arquivo Técnico da IP-Infraestruturas de Portugal (solicitação através do site www.infraestruturasdeportugal.pt); CMLisboa: Hemeroteca Digital

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Armando Oliveira 2017 (no âmbito do Protocolo de colaboração DGPC / Infraestruturas de Portugal)

Actualização

 
 
 
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