Quinta de Cete

IPA.00035908
Portugal, Porto, Paredes, Cete
 
Quinta composta por terras de cultivo, mata e jardim, atravessada, na sua maior extensão, por ribeiro, com a denominada cascata do Covão. Uma avenida bordejada de árvores conduz à casa, tendo fronteiro grande largo, igualmente circundado por arvoredo. A casa, de construção oitocentista, implanta-se numa pequena elevação do terreno, e apresenta fachadas de dois pisos, rasgadas por vãos retilíneos com portadas de madeira, circundado por plataformas arrelvadas e, junto à fachada posterior, por jardim. Ao longo do ribeiro ainda conserva alguns moinhos de água.
 
Registo visualizado 748 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Quinta  Casa abastada  

Descrição

Acessos

Cete, Rua da Quinta

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Deliberação da Câmara Municipal de Paredes de 14 abril 2005

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Residencial: quinta

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, finais - José Ferreira Pinto Basto, fidalgo da Casa Real e fundador da Fábrica de Porcelana Vista Alegre, compra terrenos na zona de Cete; 1818 - data do nascimento de seu filho Justino Ferreira Pinto Basto; 1837 - data da arrematação das últimas propriedades que compõem a quinta, algumas pertencentes ao Mosteiro de São Pedro de Cete, por Justino Ferreira Pinto Basto, deputado e membro da Junta Provisória do Governo Supremo do Reino de 1846; 1839, 23 setembro - data da morte de José Ferreira Pinto Basto; séc. 19 - Justino Ferreira Pinto Basto e sua mulher, Elisabeth Derbyshire, natural de Inglaterra, ali manda construir uma casa de campo e amplia a quinta; 1869 - morre na Quinta de Cete Justino Ferreira Pinto Basto; 1883 - segundo notícia de José Marques Loureiro, a quinta de Cete pertence a Gustavo Ferreira Pinto Basto, e tem a área de cerca de 200 hectares, sendo composta pela reunião de 12 propriedades, interligadas e compradas em diferentes períodos, nomeadamente as de Gavolarelos, São Pedro o Velho, Nogueira, Vilar e as do extinto mosteiro de Cete; tem 16 caseiros e 29 foreiros; produz cerca de 3.900 alqueires de milho e centeio, pode dar 40 pipas de vinho e sustenta e engorda 62 cabeças de gado vacum; o ribeiro que atravessa a propriedade faz trabalhar 13 rodas de moinhos e uma máquina de serrar madeira e, em tempo normal, debita 150 pés cúbicos de água por minuto, sendo a diferença de nível, desde a entrada até à saída da propriedade, de cerca de 70m; a quinta tem boa vista panorâmica, boa disposição dos jardins, com imponente cascata do Covão.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

LEITE, Sílvia - «Quinta de Cete». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/8079132), [consultado em 13 novembro 2017]; «Quinta de Cête» (http://cete-paredes.blogspot.pt/2010/04/quinta-de-c.html), [consultado em 13 novembro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login