Chalet Desidéria

IPA.00035892
Portugal, Lisboa, Amadora, Mina de Água
 
Edifício residêncial, unifamiliar, tipo chalet, projetado por Guilherme Eduardo Gomes em 1910 - 1911, arquiteto residente na Amadora e que aí trabalhou para a pequena burguesia local. Moradia de piso térreo e águas furtadas, inscrita numa plataforma artificial que a coloca numa cota superior relativamente à rua, desenvolve-se segundo uma planta quadrangular, com fachadas rebocado a argamassa ordinária e pintadas, cornijas em reboco, cobertura telhada a quatro águas. Em termos decorativos a fachada principal apresenta vãos profusamente ornamentados com cantarias trabalhadas e frisos de azulejos com motivos florais em tons de roxo ao estilo Arte Nova, presentes tanto no piso térreo, como no corpo das águas furtadas. A entrada e o jardim da casa são protegidos por muro com pilares de cantaria que, em tempos, suportaram um elegante gradeamento em ferro forjado entretanto desaparecido.
 
Registo visualizado 85 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Chalet  

Descrição

Planta poligonal, quadrangular de um piso e águas furtadas, fachadas rebocado a argamassa ordinária e pintadas, cornijas em reboco, cobertura telhada a quatro águas. Fachada principal orientada a sul, de um só piso e águas furtadas, localizada sobre uma plataforma artificial que a sobreleva, é centralizada pelo corpo saliente da entrada, terminado em empena alteada, curva, decorada. É rasgado, ao nível do primeiro piso, pela porta de acesso que, à semelhança dos outros vãos, se encontra circunscrita numa moldura em arco em asa de cesto de alvenaria, com pedra de fecho saliente. A porta é ladeada por duas janelas de cada lado e encimada por outra. De notar um friso de azulejos de padrão com motivos florais a tons de roxo que se encontram na fachada do piso e na das águas furtadas.Fachadas laterais rasgadas, ao centro, por por um vão inscrito em moldura de alvenaria formando um arco em asa de cesto com pedra de fecho e uma janela retilínea nas águas furtadas. Fachada posterior centralizada por um pano saliente, de um piso e águas furtadas e terminado em empena triangular alteada, rasgado por três janelas inscrita em moldura em forma de arco em asa de cesto de alvenaria no piso nobre, e uma na água furtada, os panos laterais são rasgados por uma janela retilínea cada. A entrada e o jardim da casa são protegidos por muro com pilares de cantaria que, em tempos, suportaram um elegante gradeamento em ferro forjado entretanto desaparecido.

Acessos

Rua Elias Garcia, n.º 280. WGS (graus decimais): lat.: 38,758016, long.: -9,231105

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Aviso de 18 junho 2008 da Câmara Municipal da Amadora publicado no Boletim Municipal n.º 5 da mesma data.

Enquadramento

Urbano. Inserido na malha urbana da Amadora, nas proximidades da linha férrea, confronta a este com o Palácio da Casa do Infantado / Palácio da Porcalhota de Cima (v. IPA.00034640), nas proximidades do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: chalet

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Guilherme Eduardo Gomes (1910 - 1911)

Cronologia

1910 - 1911 - edificação da casa para a D. Desidéria da Conceição Carmo Oliveira, segundo projeto do arquiteto Guilherme Eduardo Gomes (1864 - ?) nos terrenos pertencentes outrora à Casa do Infantado, localizados na antiga estrada real que ligava Lisboa a Sintra; 2007, 23 fevereiro - a autarquia delibera a abertura do procedimento de classificação como de Interesse Municipal; 2007, 20 junho - despacho do diretor do IGESPAR considerando o imóvel não ter valor nacional ; 2008, 18 junho - é classificado como Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

alvenaria de tijolo de burro, argamassa, estuque, tijolo, telha Marselha, vidro e ferro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login