Casa da Poetisa Júdice Barbosa

IPA.00035864
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Casa urbana, construída provavelmente no início do séc. 19, com planta retangular e modestas dimensões, com fachadas de um piso, a principal rematada em cornija de massa e rasgada por vãos de linguagem de inspiração tardo-barroca, com verga contracurva e moldura almofadada terminada em cornija e motivo concheado.
 
Registo visualizado 348 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular de massa simples e cobertura em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas de um piso, a principal virada a norte, rebocada e pintada de branco, com faixa vermelha e remate em cornija de massa. É rasgada por três vãos de verga contracurva e moldura de cantaria, almofadada e terminada em cornija e motivo concheado, correspondendo a dois portais e janela de peitoril, à direita. Entre os dois portais surge painel de azulejos inscrito.

Acessos

São Bartolomeu de Messines, Rua João de Deus. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,257214; long.: -8,287195

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 24/2010, da Câmara Municipal de Silves de 09 março 2010

Enquadramento

Urbano, flanqueado, no interior da zona antiga da vila, formando frente de rua, com estreito passeio separador. Em frente, ergue-se a denominada Casa do Remexido (v. IPA.00035862) e, nas imediações, a Igreja Paroquial de São Bartolomeu de Messines (v. IPA.00002851).

Descrição Complementar

O painel de azulejos da fachada principal tem a inscrição: "NESTA CASA NASCEU AOS 14 DE NOVEM / BRO DE 1924, MARIA ANTONIETA JÚDI / CE BARBOSA, QUE FOI POETISA E AL / MA DE ELEIÇÃO./ HOMENAGEM DA SUA TERRA ANTAL, / EM NOVEMBRO DE 1961".

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

FÁBRICA DE AZULEJOS: Santa Anna (1960, década).

Cronologia

Séc. 19, início - época provável da construção da casa; 1924, 14 novembro - aqui nasce Maria Antonieta Júdice Barbosa, que viria a ser poetisa; 1960 - data da morte da poetisa, com apenas 35 anos, na sequência de parto; 1961, novembro - colocação do painel de azulejos na fachada principal, da Fábrica de Santa Anna; 2009, 20 maio - deliberação camarária determina a abertura do processo de classificação para Imóvel de Interesse Municipal; 09 outubro - proposta da Câmara Municipal de Silves para classificação como Imóvel de Interesse Público; 24 novembro - proposta de encerramento da DRC do Algarve, por não ter valor nacional; 07 dezembro - Despacho de encerramento do diretor do IGESPAR, I. P.; 2010, 03 março - Deliberação camarária a determinar a classificação como Imóvel de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; molduras dos vãos em cantaria calcária; painel de azulejos; portas e caixilharia de madeira; cobertura e beirada em telha.

Bibliografia

«Casa da Poetisa Júdice Barbosa» In Direção Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/14312938), [consultado em 24 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login