Casa do Remexido

IPA.00035862
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Casa urbana, construída, provavelmente, no séc. 19 e remodelada em 1916, com planta retangular e fachadas evoluindo em dois pisos, rematadas em beirada dupla, rasgadas por vãos retilíneos, moldurados a cantaria, possuindo sobre a cobertura chaminé retangular, de tradicional algarvia. A janela do piso térreo da fachada lateral direita foi alargada em época recente.
 
Registo visualizado 308 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular de massa simples e cobertura em telhados de duas águas, rematadas em beirada dupla. Sobre a cobertura surge chaminé retangular e remate em pombal. Fachadas de dois pisos, rebocado e pintado de branco, com faixa e molduras dos vãos sublinhados a vermelho. A fachada principal surge virada a sul, rasgada, no piso térreo por cinco portais, o do topo direito transformado em janela de peitoril, e, no segundo piso, por quatro janelas, as centrais de sacada, com guarda em ferro, e as laterais de peitoril. Todos os vãos são retilíneos e moldurados a cantaria. Na fachada lateral direita, abrem-se porta e janela de peitoril, no primeiro piso, sobrepostos por duas janelas de peitoril, ao nível do segundo piso.

Acessos

São Bartolomeu de Messines, Rua João de Deus, n.º 4 a 10; Rua do Remexido. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,257314; long.: -8,287051

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 25/2010, da Câmara Municipal de Silves de 09 março 2010

Enquadramento

Urbano, adossado, disposto de gaveto no interior da zona antiga da vila, formando frente de rua. Junto à fachada posterior, possui pequeno logradouro. Nas imediações ergue-se a Igreja Paroquial de São Bartolomeu de Messines (v. IPA.00002851)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1796, 19 outubro - data do nascimento de José Joaquim de Sousa Reis ou Remexido, em Lagoa; séc. 19 - época provável da construção da casa da Rua João de Deus, onde terá vivido José Joaquim de Sousa Reis; séc. 19 - durante as Guerras Liberais, Remexido fica conhecido como grande apoiante da causa Miguelista, atuando como guerrilheiro, sobretudo na zona da Serra Algarvia, tendo atacado com os seus homens diversas localidades no Algarve, nomeadamente a vila de São Bartolomeu de Messines; 1838 - após ser julgado em Conselho de Guerra, José Joaquim de Sousa Reis ou Remexido é fuzilado em Faro; 1916 - data inscrita numa placa existente numa das fachadas da casa; 2009, 20 maio - deliberação camarária determina a abertura do processo de classificação para Imóvel de Interesse Municipal; 09 outubro - proposta da Câmara Municipal de Silves para classificação como Imóvel de Interesse Público; 24 novembro - proposta de encerramento da DRC do Algarve, por não ter valor nacional; 07 dezembro - Despacho de encerramento do diretor do IGESPAR, I. P..

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; molduras dos vãos e sacadas em cantaria, as molduras pintadas; portas e caixilharia de madeira ou alumínio; cobertura e beirada em telha.

Bibliografia

«Casa do Remexido» In Direção Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/14307390), [consultado em 24 outubro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login