Lagar de Azeite do Pinhalzinho / Lagar de Azeite da Quinta do Pinhalzinho

IPA.00035858
Portugal, Setúbal, Seixal, União das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires
 
Lagar de azeite construído provavelmente no século 19, apresenta uma planta poligonal, conseguida pela articulação longitudinal de dois corpos retangulares de um (lagar) e dois pisos (casa do proprietário ou arrendatário), aos quais se justapõe, na fachada principal do corpo mais longo, um pequeno anexo, também de um piso. Paredes rebocadas e pintadas de branco, rasgadas por poucos vãos retilíneos com molduras de cantaria, contêm arcos de ressalva, em tijolo maciço, sobre as vergas. Coberturas telhadas, a duas águas, com estrutura em asnas de madeira e revestimento em telha-vã cerâmica, do tipo Marselha, com beirados em telha de meia-cana. Fachada principal virada a norte, para o interior da propriedade. No interior do imóvel, podemos encontrar o equipamento principal de fabrico de azeite, que se enquadra nos processos de produção tradicionais: um moinho de três galgas cilíndricas, em granito, acionado por meio de tração animal, utilizado na trituração e moenda da azeitona e uma prensa de duas colunas e parafuso central em ferro, associada a sarilho (através do qual se procedia ao aperto), onde a massa da azeitona, depois de devidamente enseirada e encastelada, era prensada e espremida, extraindo-se o azeite. No mesmo espaço existe ainda uma estrutura, construída em tijolo cerâmico, com duas tarefas para decantação do azeite, fornalha e chaminé, estrutura parcialmente reconstruída aquando da última intervenção de reabilitação do imóvel, realizada pelo proprietário, em 2009. Permanece no lagar o vasilhame metálico para onde o azeite era vertido depois de depurado, bem como diversos utensílios de medida, entre outros objetos associados a esta atividade, também eles intervencionados pelo proprietário. Do imóvel fazem parte outros compartimentos, como a abegoaria e dormitório (casa dos bois), e a casa do bagaço (adaptada a casa de habitação).
 
Registo visualizado 426 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Lagar  Lagar de azeite  

Descrição

Planta poligonal, conseguida pela articulação longitudinal, de sentido nascente-poente, de dois corpos retangulares de um e dois pisos, correspondentes ao lagar e edifício de habitação do proprietário ou arrendatário, aos quais se justapõe, na fachada principal do corpo lagar (o mais longo), um pequeno anexo, também de um piso. Paredes rebocadas e pintadas de branco, rasgadas por poucos vãos retilíneos com molduras de cantaria, contêm arcos de ressalva, em tijolo maciço, sobre as vergas. Coberturas telhadas, a duas águas, com estrutura em asnas de madeira e revestimento em telha-vã cerâmica, do tipo Marselha, com beirados em telha de meia-cana. Fachada principal virada a norte, para o interior da propriedade. INTERIOR: lagar de piso único, com casa das tulhas e inferno, mantém o equipamento de produção, moinho de três galgas cilíndricas, em granito, acionado por meio de tração animal, utilizado na trituração e moenda da azeitona e uma prensa de duas colunas e parafuso central em ferro, associada a sarilho (através do qual se procedia ao aperto), onde a massa da azeitona, depois de devidamente enseirada e encastelada, era prensada e espremida, extraindo-se o azeite; existe ainda uma estrutura, construída em tijolo cerâmico, com duas tarefas para decantação do azeite, fornalha e chaminé. Permanece no lagar o vasilhame metálico para onde o azeite era vertido depois de depurado, bem como diversos utensílios de medida, entre outros objetos associados a esta atividade, também eles intervencionados pelo proprietário. Contíguo ao lagar encontra-se o espaço residencial, destinado ao proprietário ou arrendatário do engenho, de dois pisos. Do imóvel fazem parte outros compartimentos, como a abegoaria e dormitório (casa dos bois), e a casa do bagaço (adaptada a casa de habitação).

Acessos

Quinta do Pinhalzinho, Aldeia de Paio Pires. WGS (graus decimais): lat.: 38,6216; long.: -9.07958.

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 06/2001 de 27 abril 2001 da Assembleia Municipal do Seixal

Enquadramento

Urbano. Localiza-se no perímetro urbano da Aldeia de Paio Pires, confrontando com edifícios de habitação mutifamiliar de construção recente, insere-se na propriedade da empresa Transportes Gama, S.A., que instalou nas suas imediações garagem, escritórios e serviços de apoio. Contudo, na envolvente direta do imóvel subsistem vários exemplares do olival da antiga propriedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: lagar de azeite

Utilização Actual

Custural e turística: museu

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - data provável de fundação da Quinta de Vale de Abelha, ou Quinta do Pinhalzinho, onde se insere este equipamento agrícola, que, no inácio serve para a produção vinícola; séc. 19, finais - séc. 20, início - venda da propriedade e reaproveitamento do lagar, agora para a produção do azeite; 1926 - Pedro António Monteiro Barros, proprietário da quinta, vende-a a José de Sousa e Maria do Rosário; até 1956 - o lagar mantém a sua atividade, mantém-se igualmente na família de José de Sousa, tendo transitado para o seu filho e família; 2009 - é adquirido pela empresa Transportes Gama, S.A, que o recupera, e o abre esporadicamente para visitas.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de adobe, argamassa de cal, pedra calcária, telha

Bibliografia

FILIPE, Graça - "Ecomuseu municipal do Seixal. Das realizações aos problemas actuais, na perspectiva do desenvolvimento local". VII Encontro Nacional Museologia e Autarquias. Seixal, 1998, pp.73-95; AA.VV. - Inventário e estudo do património industrial do concelho do Seixal: lagares de azeite. Seixal, 2001; NABAIS, António - História do Concelho do Seixal: I - Cronologia. Seixal, 1981; REBELO, Manuel de Oliveira - Retalhos da minha terra: monografia do Concelho do Seixal. Seixal, 1959; AA.VV. - Agricultura e espaços rurais no Concelho do Seixal. Seixal, 1992; AA.VV. - Lagares de azeite : entre a ruralidade e a industrialização. Seixal, 1992; AA.VV. - Lagar de azeite da Quinta do Pinhalzinho. S. l., 1995

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 2009 - recuperação do lagar.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Tereno 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login